O novo boletim de monitoramento da mina 18 da Braskem, no Mutange, aponta que houve um novo tremor com magnitude de 0,89 a cerca de 300 metros de profundidade na madrugada deste sábado (02). Além disso, foi registrada diminuição no ritmo do afundamento do local nas últimas 24h. A informação foi divulgada, na manhã de hoje, pela Defesa Civil de Maceió.
De acordo com o órgão, o boletim atualizado aponta uma velocidade média de 0,7cm por hora, enquanto o boletim anterior mostrava deslocamento de 1cm por hora. Com isso, agora o afundamento acumulado é de 1,56 cm, com um movimento de 13 cm nas últimas 24h.
Apesar da atualização, o órgão ressalta que permanece em alerta máximo, “devido ao risco iminente de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange”, diz a nota encaminhada à imprensa.
Além disso, por questões de segurança, a recomendação é que a população não transite na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, que são baseadas em dados de monitoramento constante.
tnh1