DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
06/10/2023 às 11h19min - Atualizada em 06/10/2023 às 11h19min

Comissão de vereadores faz visita técnica ao cemitério vertical público em Itapevi São Paulo

O objetivo do grupo é reunir informações técnicas e de gestão que sirvam de base para o relatório que será apresentado ao prefeito de Maceió JHC

Dicom CMM

Integrantes da Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Maceió visitaram um cemitério público vertical, na cidade de Itapevi, em São Paulo, na útlima quarta-feira (4). O grupo integra a Comissão Especial presidida pela vereadora Silvania Barbosa (MDB) que estuda soluções para o grave problema da falta de vagas em cemitérios públicos da cidade. Seguiram para a visita os vereadores Siderlane Mendonça (PL), Rodolfo Barros (PSB) e Fábio Rogério (PSB). Eles conheceram detalhes do modelo de gestão e de funcionamento do Memorial Parque Itapevi.

Segundo Mendonça, esse equipamento público pode servir de referência para o próximo campo santo a ser construído pela Prefeitura de Maceió.

“Essa visita já estava prevista há bastante tempo, mas só possível depois da formalização da Comissão Especial que agora acompanha de perto a situação. A Casa está alinhada com o Município para garantir que a parte alta seja beneficiada com um novo cemitério, pois o caso Braskem provocou o fechamento do Santo Antônio, em Bebedouro, agravando a já complicada situação da capital. E como a maior parte dos moradores afetados pelo afundamento de solo se muda para essa região, nada mais justo que beneficiar o entorno do Benedito Bentes, que ainda não conta com um espaço para sepultamentos”, destacou Siderlane.

O vereador Fábio Rogério destacou que a arquitetura inteligente do cemitério, que permite um melhor aproveitamento do espaço, possibilitando a ampliação do número de gavetas utilizadas nos sepultamentos, que vai chegar a 5448.

“Observamos aqui uma arquitetura moderna, com um sistema de gavetas com sete andares e seis blocos em todo o espaço do cemitério. A gente está conhecendo toda a estrutura, toda a operacionalidade para enfrentar os desafios de décadas da realidade de Maceió, levando alternativas. Cremos que a capacidade visionária e a sensibilidade do prefeito JHC sejam também colocadas em prática nessa necessidade da capital”, observou Fávio.

De acordo com Rodolfo Barros o problema da falta de vagas é sério e precisa de uma ação planejada. Além disso, o fato social relacionado a necessidade de um novo cemitério para Maceió, que sofre com o déficit de vagas para sepultamentos, só será solucionado com ação política e administrativa. 

“A gente sabe das dificuldades históricas enfrentadas na cidade Maceió, mas junto com o prefeito JHC, com a prefeitura de Maceió, estamos construindo as soluções necessárias para garantir dignidade ao nosso povo. Principalmente aos que mais precisam. A gente entendeu como funciona, como é administrado e como o Memorial Parque Itapevi foi construído. E é importante destacar que ele é público. Uma referência para o Brasil, para Maceió, que deve seguir esse projeto, no caminho do desenvolvimento pelo povo, afirmou.

 

Prefeitura 
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, representou a Prefeitura, nesta agenda. O gestor destacou a importância da biossegurança do cemitério: fator essencial para resguardar a população e o meio ambiente.  

“Analisamos essa tecnologia e vamos debater a possibilidade de implantação de um novo cemitério nesses moldes, em Maceió. Essa é uma demanda que a Câmara tem discutido em harmonia com a Prefeitura, fazendo uma construção conjunta desse novo momento da capital. A meta é apresentar ao prefeito JHC essa proposta de implantação, no formato vertical e bioseguro, que vai beneficiar grandemente a população”, explicou.

 

Etapas
Segundo o vereador Siderlane, a agenda deve ter uma segunda etapa, a partir da semana que vem, quando a Comissão Especial vai apresentar o resultado da visita técnica aos demais membros, bem como á gestão municipal.

“É dever da Cãmara apresentar essas demandas da população ao Poder Executivo, que realmente pode garantir a realização dessa obra, tão necessária. Mas temos a certeza de que essa questão vai contar com a sensibilidade necessária para a temática. Não podemos aceitar que os maceioenses 

saiam da cidade onde moram para sepultar familiares em outros municípios, como tem ocorrido. Por isso, logo após o nosso retorno vamos iniciar as tratativas para avançar com a ideia”, reforçou.

Cemitério vertical
Inaugurado em 2014 o Memorial Parque Itapevi é um cemitério público que vertical. A principal caraterística do equipamento é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. Esse modelo também permite um sepultamento mais rápido, em apenas dez minutos. Cerca de 45 a menos que no modo convencional.


Funcionamento
As gavetas (lóculos) para sepultamento dos corpos são compostas por fibra de coco, bagaço de cana de açúcar e resina de garrafas pet. Todas são lacradas.

A segurança ambiental é outro fator importante desse modelo de cemitério, pois não há contaminação do ar, do solo ou do lençol freático. Sem falar que o nível de enxofre lançado na atmosfera também é reduzido. 

Isso é possível graças à uma tecnologia de vedação das gavetas, que trata os gases da decomposição e os descarta para o meio ambiente sem efeitos poluidores.

O cemitério também tem ferramentas digitais que permitem a transmissão online do velório para os familiares, permitindo a participação de familiares e amigos que não estejam fisicamente presentes na despedida.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp