DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
21/09/2023 às 09h58min - Atualizada em 21/09/2023 às 09h58min

Cria inicia projeto de inserção do Dispositivo Intrauterino

Ação contribui para que as famílias possam fazer o seu planejamento e decidir melhor momento para gestação

Agência Alagoas

A Secretaria da Primeira Infância (Cria) iniciou a execução do projeto Planejamento reprodutivo. A proposta é oferecer condições para capacitar e, consequentemente, habilitar profissionais de enfermagem, que atuam na Atenção Básica nos municípios de Alagoas, quanto à inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino (Diu). A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), com a Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca).

 

 

Nessa etapa, o dispositivo será inserido em 40 mulheres. O projeto contribui para que as famílias possam fazer o seu planejamento e decidir o melhor momento para uma gestação. A inserção do dispositivo ocorre no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, desde quarta-feira (20) até os próximos dias 21, 22 e 27 a 29, das 7h às 19h.

 

Todas as mulheres que estão inscritas para o procedimento procuraram a Unidade Básica de Saúde (UBS), demonstraram interesse e preencheram os critérios. Os dispositivos foram inseridos pelas enfermeiras que estão recebendo a capacitação proposta no projeto Planejamento reprodutivo, da Primeira Infância.  

Conforme informações da assessora técnica do Cria, Ingrid Bezerra, a intenção é ampliar a oferta de métodos contraceptivos à população com aumento do número de profissionais capacitados para a técnica do Diu. “Após a inserção, teremos o terceiro momento, que acontecerá 30 dias depois da inserção. Na oportunidade, será realizada a consulta de retorno”, explicou.

 

Execução

O projeto prevê um curso presencial de inserção, revisão e retirada do Diu. Durante as atividades práticas, é fundamental que o enfermeiro realize as inserções supervisionadas durante as consultas de enfermagem nos serviços de saúde, conforme preconiza o Conselho Federal de Enfermagem.

 

O Cria elaborou um Guia prático para habilitação Diu com cobre, tendo em vista as legislações, que regem quanto aos critérios mínimos necessários para conferir habilitação ao profissional enfermeiro. O material foi produzido para nortear a fundamentação teórico-prática do curso.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp