DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
09/09/2023 às 11h00min - Atualizada em 09/09/2023 às 11h00min

Paulo defende Alagoas “preparada para receber mais investimentos internacionais”

Governador participa da abertura da maior feira de investimentos da China e destaca que Estado vive seu melhor momento

Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou nesta sexta-feira (8), da abertura da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, a CIFIT, em Xiamen. A feira é considerada a maior rodada de investimentos bilaterais da região e uma das mais importantes do mundo, reunindo milhares de empresários de diversos países. “É uma oportunidade para o Estado apresentar seus potenciais econômicos, atraindo novos investidores internacionais” declarou o governador na cerimônia de abertura.
 

Paulo destacou a importância de Alagoas estar presente na CIFIT, sendo um dos seis estados brasileiros convidados pelo Governo Chinês, demonstrando que o Estado possui atrativos para receber investimentos privados chineses. “É uma oportunidade de conversar com empresários para nós levarmos investimentos privados para o nosso Estado. Isso ocasiona na geração de emprego e renda para a nossa população. Essa feira é uma das mais importantes da China e do mundo. Alagoas vive o seu melhor momento. Estou confiante e tenho certeza que logo mais teremos boas notícias para o nosso estado”, destacou.



A CIFIT 2023 foi criada pelo presidente Xi Jiping e está em sua 23ª Edição. O governador Paulo Dantas também será um dos palestrantes desta edição. A palestra será neste sábado (09), às 10h (horário local). A feira iniciou nesta sexta e segue até o próximo dia 11.

RETORNO

Durante a abertura, o ministro-assistente do Comércio da China, Chen Chunjiang, destacou que esta edição marca o retorno das grandes feiras após a pandemia da Covid-19. Além disso, ele enfatizou que o investimento transnacional é importante para a economia mundial, e também defendeu a abertura econômica. “É necessário criar um ambiente de negócio favorável. Temos de trabalhar juntos, com ampliação da abertura da economia e cooperação entre os países, para abrir uma nova página na história econômica mundial”, concluiu.
 



Na Feira, o Estande do Brasil apresenta os vídeos com as informações de Alagoas, os tipos programas de incentivos existem e sua evolução em todos os campos da política pública. Também está sendo exibido um vídeo de promoção do turismo em Alagoas. “Buscar novas maneiras para o desenvolvimento comum dos países do mundo. Vamos trabalhar para superar as barreiras comerciais ainda existentes", disse. “Fujian já foi partida rota da seda na antiguidade e hoje é um dos principais pontos de partida da rota comercial chinesa atual. Por isso que está feira é tão importante para o crescimento do intercâmbio e cooperação entre nossos povos”, acrescentou Chen Chunjiang.


 

FORTALECIMENTO

Brasil, Sérvia e Catar são os três países convidados de honra do CIFIT 2023 - China International Fair For Investment And Trade. Segundo o ministro assistente do Comércio, Chen Chunjiang, estima-se que cerca de mil grupos empresariais e cerca de 80 mil empresários de quase 100 países e regiões participem da feira. O CIFIT 2023 realizará importantes fóruns empresariais para melhorar a comunicação entre as províncias chinesas e os estados dos EUA e do Brasil, respectivamente, disse o funcionário. 

 

O Brasil é o maior parceiro comercial da China na América do Sul, e a China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil por 14 anos consecutivos. Durante o fórum, instituições empresariais, instituições financeiras e especialistas de ambos os lados tentarão facilitar a cooperação a nível provincial e estatal entre os dois países. O CIFIT também prometeu reforçar a cooperação entre empresas na parte continental da China e na ilha de Taiwan, com a realização de eventos empresariais especiais. Wang Jinfu, funcionário do governo de Fujian, revelou na conferência de imprensa que Fujian está transformando a província no principal destino de investimento para empresas sediadas em Taiwan.

Em 2022, o volume de comércio entre Fujian e Taiwan atingiu 103,67 mil milhões de yuans (14,32 mil milhões de dólares), e o valor das exportações para a ilha registou um aumento anual de 22,9%. No primeiro semestre de 2023, o número de empresas da ilha de Taiwan na província ultrapassou 12 mil, com mais de 32,1 milhões de dólares de investimento de entrada, mostraram os dados do MOFCOM.


"O CIFIT desempenha um papel importante na comunicação entre as empresas da parte continental da China e da ilha de Taiwan, e estima-se que cerca de 300 empresas de Taiwan participem de eventos relacionados na feira", disse Wang.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp