DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
08/09/2023 às 11h27min - Atualizada em 08/09/2023 às 11h27min

I Seminário de Gestores Educacionais de Alagoas – Edição Maceió promove reflexões sobre o futuro da educação no estado

Ama Alagoas

No dia 11 de setembro de 2023, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) será o palco do “I Seminário de Gestores Educacionais de Alagoas – Edição Maceió”. Uma realização do Instituto João de Barro em parceria com a AMA, o evento está agendado para começar às 8h, no auditório da associação, em Maceió/AL.

O objetivo é capacitar os profissionais da educação, proporcionando reflexões profundas sobre os desafios e as oportunidades que podem elevar a qualidade da educação em todo o estado.

Sobre o Evento

O I Seminário de Gestores Educacionais de Alagoas é parte de um conjunto de ações do Instituto João de Barro, que tem como objetivo central a melhoria da qualidade da educação em Alagoas. Uma das principais metas é capacitar os profissionais da área e estimular debates e discussões construtivas para enfrentar os desafios que envolvem o planejamento estratégico e a qualificação dos servidores educacionais.

Neste contexto, o evento busca promover debates, discussões e estratégias que impulsionem a melhoria da qualidade da educação municipal. Essa melhoria é especialmente importante em 2023, devido à vigência da Complementação da União, que aumenta gradualmente o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) de 10% para 23% até 2026, conforme estabelecido pela emenda constitucional 108/2020 que tornou o FUNDEB Permanente. Esse valor será calculado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e está relacionado à melhoria da aprendizagem e à redução das desigualdades educacionais.

Desafios e Oportunidades

Nesse contexto, o Instituto João de Barro defende que a qualidade da educação municipal deve ser construída de forma democrática e formadora, capacitando os estudantes para o protagonismo. Isso só é possível com políticas públicas bem estruturadas, diretrizes claras, um sólido arcabouço teórico e estratégias de sustentabilidade, além de orientações práticas para as redes de ensino.

É imperativo desenvolver ações que ampliem a oferta de educação, garantam a permanência dos alunos nas escolas e melhorem as condições de ensino. Isso, por sua vez, contribuirá para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das redes públicas de ensino.

O I Seminário de Gestores Educacionais de Alagoas – Edição Maceió, portanto, é uma oportunidade única para gestores, educadores e demais profissionais da área discutirem estratégias para enfrentar os desafios da educação no estado e promover avanços significativos na qualidade da educação municipal.

Este evento representa um importante passo em direção a um futuro educacional mais promissor para Alagoas, alinhado com as mudanças legislativas e as demandas da sociedade por uma educação de excelência.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdW7dDEz5gNLVlTizFTRwCPf3Cjsw5p-M2fui8cWvDZi4XQ2w/viewform

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp