DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
06/09/2023 às 12h35min - Atualizada em 06/09/2023 às 12h35min

Saúde prossegue com capacitação de profissionais sobre acolhimento a pessoas em situação de rua

Ações começaram em julho e foram ampliadas até o mês de outubro em Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca

Agência Alagoas
Primeira unidade a ser contemplada com a ampliação do cronograma de capacitações foi o HGE Juliete Carla

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ampliou o cronograma de capacitações que têm como objetivo qualificar profissionais de saúde sobre o acolhimento e cuidado às pessoas em situação de rua. As ações, que visam assegurar uma assistência ainda mais humanizada a esse público, começaram no último mês de julho e prosseguem até o mês de outubro em Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca.

 

A capacitação é destinada para toda equipe multiprofissional dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas. A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, destaca que o treinamento é imprescindível para que os profissionais de saúde estejam sensíveis para observar as especificidades da população em situação de rua durante os atendimentos nas unidades de saúdes geridas pela Sesau.

“Por ser um segmento de usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] que não possui residências, muitas vezes não dispõe de documentos na hora em que procura assistência. Mas, mesmo assim, eles devem ser assistidos de forma igualitária. É nossa responsabilidade aprender a lidar com esta realidade, sempre observando a melhor forma de tratar os pacientes nesta situação”, disse Elma Liliane de Araújo.

HGE

A primeira unidade contemplada pela ampliação das capacitações foi o Hospital Geral do Estado (HGE), situado em Maceió. "Queremos mostrar todos os direitos da população em situação de rua. A demanda hospitalar requer um olhar humano para este pessoal. E com esse contexto, percebemos a necessidade de capacitar toda a equipe técnica da Saúde, em toda nossa rede hospitalar, clínica e ambulatorial, assegurando que nossos profissionais possam trabalhar com mais eficiência com essa população e com todas as outras. A população em situação de rua é muito sofrida e precisa de uma assistência específica. Eles não precisam de julgamentos e sim de cuidados", salientou Elma Liliane de Araújo.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a capacitação pretende melhorar a humanização no atendimento desse público “É muito importante que nossos profissionais de saúde não tenham nenhum preconceito e discriminação com pessoas em situação de rua para recebê-los da melhor forma, atendendo as suas especificidades e tendo um olhar mais humanizado para esse público que tanto precisa desse acolhimento e atendimento qualificado”, enfatizou.

Cronograma de Capacitações:

06, 11 e 12 de setembro – HGE

08 de setembro - UPA Arapiraca

13 de setembro - UPA Tabuleiro do Martins

14 de setembro - UPA Tabuleiro do Martins

18 de setembro - Hospital Metropolitano de Alagoas

19 de setembro - Hospital da Regional da Mata

20 de setembro - Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa

21 de setembro - Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa

25 de setembro - Marechal Deodoro

26 de setembro - Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões

27 de setembro - Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões

28 de setembro - Samu Maceió

04 e 05 de outubro - UPA Jaraguá

09 e 10 de outubro - UPA Cidade Universitária

16 e 17 de outubro - UPA Chã da Jaqueira

18 e 19 de outubro - UPA Marechal Deodoro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp