DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
02/09/2023 às 15h20min - Atualizada em 02/09/2023 às 15h20min

Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió contabiliza mais de 9 mil doações de sangue em um ano

Órgão está localizado ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, na capital alagoana

Agência Alagoas
Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió foi inaugurada no dia 2 de setembro de 2022 e recebeu investimentos da ordem de R$ 55,9 milhões

Inaugurada no dia 2 de setembro do ano passado, após receber investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 55,9 milhões, a Unidade Via Expressa do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, completa um ano de funcionamento neste sábado (2), atingindo a marca de 9.230 doações de sangue recebidas.


 

Funcionando em prédio anexo ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro da Cidade Universitária, o órgão conta com uma estrutura física arrojada, equipamentos de última geração e se notabiliza pela qualidade dos serviços ofertados, assim como ocorre há 42 anos na Unidade Trapiche, primeira a ser implantada no Estado.

 

 

Além de se destacar pelo atendimento ágil, eficiente e humanizado, a Unidade Via Expressa é referência pela qualidade dos serviços disponibilizados à população alagoana, como atestou recentemente o Ministério da Saúde (MS), ao certificar o Hemoal como centro de excelência laboratorial, devido à obtenção de 100% de acertos nos testes sorológicos realizados. 

 



Para atingir o alto nível de excelência, o órgão conta com o Núcleo de Controle de Qualidade, que monitora, diariamente, todos os procedimentos realizados, assegurando que cada ação esteja em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

E entre os mais de 9 mil voluntários que já passaram pela Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió ao longo do primeiro ano de funcionamento, está a vendedora Rosália Barboza, de 29 anos, primeira doadora de sangue a praticar o gesto solidário no novo posto de coleta. Residente no bairro do Clima Bom, ela ressaltou que o novo serviço representa uma estratégia importante, porque facilita o acesso dos doadores que residem na parte alta da capital alagoana, bem como, de cidades como Satuba e Rio Largo, por exemplo.

  

“Com um posto de coleta de sangue do Hemoal na parte alta de Maceió, ficou mais fácil para todos que residem nesta região, como os bairros Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Salvador Lyra. Além de não precisarmos mais nos deslocar até a Unidade Trapiche, ao lado do HGE [Hospital Geral do Estado], ainda contamos com um ambiente amplo, confortável e aconchegante, o que é muito importante para nós doadores”, destaca Rosália Barboza, ao deixar um apelo: “Vem pro Hemoal Via Expressa”.



 

Funcionamento

 

A Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. O novo posto de coleta de sangue conta com 14 poltronas, que são estrategicamente distribuídas em um ambiente amplo, confortável, climatizado, com acesso a wi-fi e que atende a todos os padrões da Anvisa, além de contar com profissionais altamente capacitados, que prestam atendimento humanizado aos voluntários.

 

No local também funcionam os Núcleos Administrativo, Laboratorial e de Hematologia, que presta assistência 24 horas por dia, de domingo a domingo, e que conta com 20 leitos, sendo 11 adultos, sete pediátricos e dois de isolamento, visando assistir os alagoanos acometidos por doenças hematológicas, como a hemofilia. 

 

O serviço assistencial de hematologia dispõe, ainda, de equipe multiprofissional, bem como, assegura a realização de biópsia de medula óssea, mielograma, exsanguineotransfusão, sangrias terapêuticas, terapia de reposição enzimática, infusão de ferro venoso, bem como garante a dispensação e aplicação de fatores VIII e IX para portadores de hemofilia.

Conquista

 

A gerente do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes, destaca que a Unidade Via Expressa é uma conquista para a saúde pública alagoana e, principalmente, para os moradores da parte alta da capital e dos municípios vizinhos. Segundo a gestora do hemocentro alagoano, o novo prédio consegue abrigar, de forma satisfatória, os Núcleos de Hemoterapia, Administrativo, Laboratorial e de Hematologia.

 



"Com a Unidade Via Expressa, asseguramos um espaço mais amplo para os nossos servidores, pacientes e doadores. Sem mensurar o ganho que tivemos no tocante a facilitar o acesso à prática da doação de sangue para os voluntários que residem na parte alta da capital e que, em muitos casos, gastavam até uma hora e meia para se deslocar até à Unidade Trapiche, que continua funcionando normalmente, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h", frisa Verônica Guedes.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico ortopedista Gustavo Pontes de Miranda, a Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió foi aberta para ampliar o número de doações de sangue, uma vez que, com o crescimento da Rede Hospitalar Pública de Alagoas, a necessidade de transfusões aumentou significativamente. “Tivemos nos últimos anos um crescimento muito grande da população, que culminou com a necessidade de abrirmos mais hospitais e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], o que requer um incremento no quantitativo de bolsas de sangue utilizadas para assegurar assistência hemoterápica”, enfatiza o gestor da saúde estadual.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp