O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elevou nesta terça-feira (11) as estimativas para a safra alagoana de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano. De acordo com a projeção de maio, serão colhidas 111,1 mil toneladas - um aumento de 0,6% em relação a estimativa de abril, e de 109% em relação à safra passada.
De acordo com o levantamento do IBGE, a área plantada também aumentou 135,3% em relação à área plantada no ano passado, saltando de 42.289 hectares para 99.509 hectares. Na comparação mensal, o aumento foi de 0,3%.
Em nível nacional, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi estimada em 234,7 milhões de toneladas, uma alta de 3,6% em relação à safra de 2018. Já a estimativa da área a ser colhida foi de 62,6 milhões de hectares, 2,7% maior que a do ano passado.
Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Carlos Antônio Barradas, o aumento na produção se deve a uma série de fatores. "O ano agrícola começou mais cedo. As chuvas previstas para outubro caíram na segunda quinzena de setembro, antecipando o plantio da soja", destaca.
"Isso expandiu a janela de plantio do milho, que por sua vez pegou um clima favorável por mais tempo. E o aumento nos preços na época do plantio completou o quadro positivo", acrescenta.