DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
22/08/2023 às 10h36min - Atualizada em 22/08/2023 às 10h36min

Demolição de barraca de praia na Ponta Verde provoca trânsito intenso; estabelecimento tem risco de desabamento

A demolição da barraca de praia que abriga o restaurante e a pizzaria Carlitos, localizada no bairro da Ponta Verde em Maceió, provocou um intenso congestionamento na região. Segundo informações, os proprietários da barraca estão em negociações legais com os agentes municipais. Essa movimentação intensa tem chamado a atenção de moradores locais e turistas que passam pela área.

Em um comunicado oficial, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil explicou que realizou um estudo técnico conduzido por engenheiros, que apontou a necessidade urgente de remover a barraca Carlitos, situada à beira-mar de Ponta Verde. O estudo confirmou que a erosão causada pela ação do mar estava se aproximando perigosamente da estrutura, inclusive afetando partes dos muros de contenção na orla. O relatório técnico identificou um risco substancial de desabamento, ameaçando a segurança dos funcionários e frequentadores do restaurante.

Além dos riscos identificados pela Defesa Civil, uma ordem de demolição foi emitida em uma ação movida pelo Ministério Público Federal perante a 13ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas (Justiça Federal). A sentença determinou a remoção da edificação e a restauração da área costeira.

A decisão da Defesa Civil está em conformidade com a legislação do Código de Posturas do Município de Maceió (Lei Municipal nº 3.538/1985), que estabelece no Art. 432 as condições para demolição total ou parcial de construções. Isso inclui a situação em que a segurança, estabilidade ou resistência das obras estão comprometidas de acordo com laudo de vistoria, e o proprietário ou responsável se recusa a adotar medidas de segurança ou 

efetuar reparos, conforme previsto no parágrafo 3 do artigo 305 do Código de Processo Civil. Também se aplica quando um laudo de vistoria indica a necessidade iminente de demolição parcial ou total de uma construção devido à ameaça de desabamento.

Por fim, a Coordenadoria explica que é importante notar que o termo de permissão para operar o restaurante foi emitido em março de 2009 e já expirou. A Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil de Maceió enfatiza que a ação visa proteger vidas, removendo a estrutura antes que ocorra uma tragédia iminente."



















cadaminuto.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp