DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
21/08/2023 às 12h25min - Atualizada em 21/08/2023 às 12h25min

Samu AL realiza simulado com mais de 200 pessoas sobre incidentes com múltiplas vítimas

Ação ocorreu no Centro de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino, no bairro Pontal da Barra, em Maceió

Ascom sesau

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, neste fim de semana, mais um simulado de treinamento prático sobre incidentes com múltiplas vítimas. A ação, que envolveu 200 pessoas, ocorreu no Centro de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino, no bairro Pontal da Barra, em Maceió, e a cena simulada foi um atentado a uma unidade escolar, onde vários alunos foram feridos por um homem, que utilizou uma machadinha.

 

Várias instituições fizeram parte diretamente do simulado, como o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que realizou o controle do fluxo de viaturas e veículos próximo à unidade escolar. O Exército Brasileiro também teve participação na ação, encaminhando profissionais de saúde, uma vez que o simulado contou com muitas vítimas.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a relevância do simulado com múltiplas vítimas para qualificar, ainda mais, a equipe do Samu. “Eventos com múltiplas vítimas ocorrem com menos frequência, mas é necessário que nossos profissionais estejam preparados para agir, principalmente porque, nestas ocasiões, se faz necessário atuar de forma integrada com outras instituições. Desse modo, a ação realizada neste fim de semana contribuiu para aprimorar o conhecimento dos nossos socorristas”, pontuou.

 

 

No final do simulado todos os profissionais se reuniram e fizeram uma avaliação geral de todas as etapas da ação, desde a preparação do local até a conclusão. Antes da parte prática, todos os profissionais participaram do Curso de Incidentes com Múltiplas Vítimas, realizado na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.

 

Na avaliação final, o saldo do simulado foi considerado positivo, porque foram treinadas as habilidades técnicas dos profissionais envolvidos, segundo destacou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu Alagoas, Jordiran Soares. “Também avaliamos a comunicação das equipes, a utilização dos recursos disponíveis, como as viaturas, por exemplo, além da consciência social empregada num momento de muita pressão emocional”, frisou.

 

 

Para o coordenador da Central Maceió do Samu Alagoas, Jhonat Silva, o simulado do incidente com múltiplas vítimas representou um momento importante, porque mostrou a capacidade dos profissionais em trabalharem em equipe. “O processo do trabalho em equipe é fundamental não só quando ocorre um acidente com múltiplas vítimas, mas, no dia a dia das instituições. Entretanto, quando falando em uma ocorrência de grandes proporções, com certeza o Samu irá atuar ao lado dos profissionais de outras instituições e, daí porque, a relevância do simulado”, ressaltou.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp