A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), realizou esta semana uma ação coletiva de saúde para a construção e atualização do Plano Individual de Atendimento (PIA) dos adolescentes e jovens atendidos pelo Estado. A ação foi executada pela equipe de Supervisão de Saúde, referência no atendimento ao público socioeducativo.
De acordo com o superintendente da Sumese, Otávio Rego, o PIA é o instrumento responsável por orientar o trabalho dos profissionais da Unidade Básica de Saúde que realizam o atendimento aos socioeducandos. De forma preventiva, o plano permite que as equipes tenham maior clareza das ações e prazos para a assistência nas Unidades de Internação.
“O PIA é uma ferramenta metodológica que nos permite organizar e planejar os atendimentos que serão ofertados aos adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medidas socioeducativas, facilitando e aperfeiçoando este serviço. Incorporando o PIA ao cronograma de trabalho, temos maior efetividade das nossas ações e, consequentemente, um serviço de saúde de excelência dentro das unidades socioeducativas”, explica.
Atualmente, o Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 13 Unidades de Internação que oferecem um total de 441 vagas, das quais apenas 149 encontram-se ocupadas. Para Otávio Rego, o Governo de Alagoas tem trazido um olhar diferenciado para a Medida Socioeducativa, expresso em ações que tornaram o Sistema Socioeducativo pleno e capaz de reintegrar socialmente o adolescente em conflito com a lei.
“O Sistema Socioeducativo tem sido prioridade para o governador Paulo Dantas, bem como para o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira. Prova disso foi a grande reforma e ampliação do Complexo Socioeducativo de Maceió, que contemplou a Unidade Básica de Saúde e contribuiu para o aperfeiçoamento da atenção integral à saúde dos adolescentes e jovens que estão sob o cuidado do Estado”, afirmou o superintendente.
alagoas.al.gov.br