DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
07/06/2023 às 08h47min - Atualizada em 07/06/2023 às 08h47min

Programa TeleNordeste será implantado nos 102 municípios alagoanos e vai ampliar assistência médica especializada

Atendimento via telemedicina é uma parceria entre Ministério da Saúde e Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo

Criado pelo Ministério da Saúde (MS) para ampliar o alcance e a resolutividade dos atendimentos na Atenção Primária, o Programa TeleNordeste será implantado nos 102 municípios alagoanos, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O anúncio foi feito nesta terça-feira (6), pelo gestor da saúde estadual, médico Gustavo Pontes de Miranda. Para ele, a estratégia vai ampliar a assistência médica especializada em Alagoas, uma vez que serão asseguradas consultas em 16 especialidades, que serão realizadas por telemedicina, com médicos do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP).

 

A iniciativa, que será implantada após o credenciamento de todos os municípios alagoanos, vai promover consultas com especialistas do hospital paulista, com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com isso, segundo o secretário de Estado da Saúde, o acesso a consultas especializadas será facilitado, uma vez que em municípios distantes das grandes cidades não oferecem assistência com especialistas em cardiologia e ortopedia, por exemplo.

“Com o TeleNordeste, iremos promover mais conforto para os habitantes dos municípios, que podem ser acompanhados de forma regionalizada, nas cidades onde residem. Os pacientes não irão mais precisar se deslocar para grandes centros de referência, em busca de consultas com especialistas”, destacou o gestor da saúde estadual.

 

Gustavo Pontes de Miranda diz que o Programa TeleNordeste é extremamente importante, pois vai ampliar o leque de atuação nas unidades junto às equipes da ESF. “Com a telemedicina o paciente pode agendar uma consulta com um especialista, indicado pelo clínico-geral, e ser atendido em uma consulta simultânea, realizada entre o seu médico da ESF e o clínico especializado, além de qualificar os profissionais da Atenção Primária", explicou.

 

Piloto

O Programa TeleNordeste  já se encontra em atividade, de forma piloto, nos municípios da  II e da X Regiões de Saúde de Alagoas. A iniciativa já beneficia os moradores de Mata Grande, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado e Piranhas, Jacuípe, Maragogi, Porto Calvo, Japaratinga, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

 

De acordo com o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, o Programa TeleNordeste tem sido muito importante para assegurar o acesso de consultas com especialistas à população do município administrado por ele. “Na grande maioria das vezes, nossos munícipes tinham que se deslocar para Maceió, visando passar por uma consulta com especialista. Mas, graças ao programa, temos evitado este deslocamento desnecessário e só temos a agradecer ao governador Paulo Dantas e ao secretário Gustavo Pontes de Miranda”, pontuou.

 

Gestor de Piranhas, Tiago Torres Freitas também é outro entusiasta do Projeto TeleNordeste. Isso porque, o município gerido por ele está situado a quase 4h30 de Maceió, o que se torna uma dificuldade para fixar médicos especialistas ou para que os usuários se desloquem até a capital alagoana em busca de consultas especializadas. “Mas, com a telemedicina, conseguimos sanar dois obstáculos que tínhamos como gestores e, com isso, a população de Piranhas só tem a ganhar”, exaltou o prefeito, ao ressaltar o empenho do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da saúde, Gustavo Pontes de Miranda, na adesão ao programa.

 

Período de Adesão

Para que a estratégia beneficie os 102 municípios do Estado, está ocorrendo a adesão dos gestores municipais. Além das cidades da II e X Regiões de Saúde, já foram cadastrados os municípios de Boca da Mata, Santana do Mundaú, Feliz Deserto, São José da Lage, Ibateguara, Flexeiras, Pindoba, Jequiá, Novo Lino, Ibateguara, Penedo, São Miguel dos Campos, São Brás, Barra de São Miguel, Murici, Coqueiro Seco, Viçosa, Cajueiro, União dos Palmares e Maceió.

 

“Esperamos que todos os gestores municipais possam aderir ao Programa TeleNordeste o mais rápido possível, para que a implementação ocorra com brevidade. Inclusive, estamos ansiosos para que o município de Maceió também o faça, uma vez que até os moradores da capital têm enfrentado muita dificuldade para conseguir consultas com especialistas na Atenção Básica, conforme relatos que chegam à gestão estadual da saúde”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.

















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp