DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
26/04/2023 às 10h02min - Atualizada em 26/04/2023 às 10h02min

Câmara Municipal de Maceió entrega título de cidadão honorário a Dom Henrique Soares da Costa (in memoriam)

Na mesma solenidade os advogados Adriano Soares e Thiago Mota receberam a comenda Pontes de Miranda

 

A Câmara Municipal de Maceió (CMM) entregou, na manhã desta segunda-feira (24), o Título de Cidadão Honorário ao ex-bispo de Palmares/PE, Dom Henrique Soares da Costa (in memorian). A homenagem foi proposta pelo vereador Leonardo Dias (PL) e aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Mário Guimarães. O parlamentar também foi autor da proposição da Comenda Pontes de Miranda aos advogados Adriano Soares da Costa e Thiago Mota

Natural de Penedo, Dom Henrique Soares da Costa viveu grande parte de sua vida sacerdotal em paróquias maceioenses. Destacou-se pela grande eloquência e domínio de conhecimento em diversas áreas das ciências humanas, sendo um intelectual, autor de livros na defesa da fé católica, com reflexões sobre o entendimento da Palavra Sagrada, dentre tantos outros temas abordados, como a defesa da dignidade humana e de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Dom Henrique viveu profundamente o que sempre defendeu. Como Santo Tomás de Aquino, sabia que calar diante da mentira é não se opor ao erro. Foi um homem que enfrentou o mundo com coragem, pois sabia muito bem, dentro de seu coração, em sua alma, qual é a nossa verdadeira casa. Incansavelmente, com seu dedo em riste, nos apontou o caminho, como ainda aponta, pois não tenho dúvidas que intercede por todos nós”, destacou Dias.

Criado na cidade de Junqueiro, no interior de Alagoas, foi ordenado sacerdote em 1992 e bistpo, em 2009. Assumiu a Diocese de Palmares, em 2014, sendo reconhecido como “Pai e Pastor”.

“Ainda que digamos que falar de Dom Henrique é falar do amor em seu sentido mais pleno, que é como ele viveu junto ao Amor de Cristo, ainda assim diremos pouco. Afinal, por mais que seja verdade tudo isso, estamos diante de algo indizível, que é mais palpável ao coração que aos ouvidos e aos olhos”, afirmou Leonardo Dias.

Além de sua missão como religioso, Dom Henrique Soares da Costa dedicou sua vida à sala de aula. Bacharel em Filosofia e em Teologia, foi professor em Teologia em diversos seminários diocesanos, contribuindo com a formação intelectual e espiritual de muitos sacerdotes.

"Como mensurar as obras de Dom Henrique, os auxílios prestados, o cuidado com todas as suas ovelhas, a dedicação à própria vida intelectual bem como à formação de novos religiosos para a missão caritativa que a Igreja exerce, no socorro aos mais vulneráveis, mas não apenas com uma preocupação material, mas indo além, indo muito além, socorrendo angústias, dando amparo ao sofrimento, mas também salvando almas", concluiu Dias.

O título a Dom Henrique Soares da Costa (in memorian), foi entregue pelo vereador Leonardo Dias ao seu irmão, Adriano Soares da Costa e ao seu pai Lourival Nunes da Costa, que em nome de sua família, agradeceu a honraria.

“Eu quero agradecer a todos pelo que falaram do meu filho Henrique, que desde criança, já sonhava em ser um Ministro de Deus. É motivo de orgulho que meu primeiro filho terminou sendo sacerdote. Fez o mestrado em Roma e tornou-se padre na Igreja do Livramento, a gente acompanhava. Ele, realmente, desde criança, a sua vocação era amar a Deus e fazer a Igreja crescer. Isso lhe deixava realizado”, disse o pai do homenageado.

 

Comenda Pontes de Miranda

Além da homenagem a Dom Henrique Soares, a CMM também entregou a Comenda Pontes de Miranda aos advogados Adriano Soares da Costa e Thiago Mota. De acordo com o propositor dos Decretos Legislativos, os juristas têm vidas dedicadas ao bom serviço à Justiça brasileira e são exemplos para as gerações atual e futuras.

“É fundamental o reconhecimento àqueles que se entregam em cada ação do seu dia a concretizar a Justiça em nosso país. Se tais expressões são fáceis para serem ditas, paradoxalmente, na práxis do cotidiano, são lutas constantes travadas por homens e mulheres que se dedicam de forma abnegada para ver a Justiça ser aplicada a todos com respeito as leis e as garantias pertencentes a cada um dos indivíduos, ainda mais em tempos em que o Direito é subvertido por tantos interesses difusos. Neste contexto, os homens e mulheres que assumem essa missão precisam ser reconhecidos e aplaudidos para que sirvam de exemplo para a sua geração, bem com as que virão”, pontuou Leonardo Dias.





















maceio.al.leg.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp