DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
30/03/2023 às 09h04min - Atualizada em 30/03/2023 às 09h04min

Brota na Grota: mulheres participam de capacitação sobre empreendedorismo digital

Formação promove autonomia feminina nas redes sociais

Mulheres da comunidade da Coca-Cola, no Tabuleiro do Martins, participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação sobre a importância das redes sociais para o empreendedorismo, durante as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió no Brota na Grota. O programa segue acontecendo no Jacintinho e no bairro São Jorge até esta quinta-feira (30).

A capacitação é realizada pelo Enactus Ufal, em parceria com a Semed. O objetivo é empoderar as mulheres e levar um pouco do conceito de liderança empreendedora, para que elas consigam mais independência e vendam ainda mais seus produtos nas redes sociais.

Nesta primeira etapa, os integrantes do projeto coletaram os dados das participantes, com a finalidade de entender as necessidades, a fim de montar uma estratégia de grupos. Os coletivos vão se reunir no centro comunitário da localidade. O espaço será utilizado para a capacitação e a criação de negócios, bem como impulsionar os já existentes.

A moradora Larissa da Silva Lima, 38 anos, é dona de casa e tem três filhos. Ela sonha em ser costureira e viver disso. Para Larissa, a ação a motivou ainda mais.

"Achei muito legal. Elas falaram que podiam me ajudar de alguma forma e eu fiquei motivada. Tenho vontade de ser costureira, vender roupas feitas de renda. Achei isso muito bom porque de certa forma me motivou a seguir acreditando nesse sonho", revelou.

Outra moradora é a Yasmin Pinheiro, 15 anos. Ela contou, enquanto esperava na fila para ser atendida, que parou com os estudos e que se interessa muito em empreender.

"Por exemplo, eu sei fazer crochê, mas quero aprender a fazer mais. Gostei muito de ouvir o que as meninas do projeto falaram, me motivaram bastante. Quero focar nisso para ter alguma coisa na vida", disse a adolescente.

Segundo a diretora de projetos da Enactus Ufal e coordenadora do projeto Eleva, Carla Guimarães, a ação tem a principal finalidade de fazer com que essas mulheres aprendam a utilizar melhor as redes sociais para conquistar espaço no mercado.

"As redes sociais, além de um local de entretenimento, vem dando espaço para que pequenas empreendedoras possam divulgar seu negócio e utilizar as ferramentas que a internet oferece ao seu favor. É importante que essas mulheres aprendam a desenvolver uma prática de venda dos seus produtos e se empoderem para que elas sejam donas do seu próprio futuro", enfatizou.

Biblioteca móvel e ações culturais

As crianças da comunidade também tiveram a oportunidade de brincar e a ouvir histórias no ônibus do projeto Biblioteca Móvel. Lá, eles puderam ler diversos livros da literatura infantil e contos de fada, além de participar das contações de histórias. Além disso, os pequenos também participaram de atividades de desenhos e pinturas.

"Achei muito legal ver as professoras contando histórias. Gostei muito da história do rato e do gatinho. Fiz também desenhos: uma casa e um caracol. A casinha é da minha mãe. Não sei muito ler, mas gostei muito dos livros. Fiquei muito feliz", contou Manuelle dos Santos, 7 anos.

Para a contadora de história e técnica da Semed, Meire Deise Santos poucas crianças da comunidade têm acesso a livros. "A maioria dessas crianças não tem acesso ao livro. Muitas mães desses meninos não sabem ler, não têm em casa para ler, a não ser a professora na escola ou aqui no ônibus. Acredito que estamos plantando sementes na vida dessas crianças para que elas se tornem adultos leitores", ressaltou.






















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp