DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
28/03/2023 às 09h28min - Atualizada em 28/03/2023 às 09h28min

Entenda como lixo jogado nas ruas pode causar alagamentos em época de chuvas

Acúmulo de entulhos e ligações clandestinas de esgoto prejudicam a durabilidade do sistema de drenagem

Em época de chuvas, os alagamentos são uma preocupação constante para a população que precisa transitar com segurança. E para combater este problema e reduzir os danos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió tem realizado um intenso trabalho para reduzir os danos aos maceioenses.

Para que esteja em pleno funcionamento, um sistema de drenagem precisa concluir adequadamente todos os processos no escoamento das águas pluviais, levando toda a água que cai das chuvas ou emana naturalmente do solo, para as linhas d’água nas ruas.

Em seguida, as águas pluviais são direcionadas para as caixas de captação, conhecidas como bocas de lobo. Logo após, o tubo de ligação destina a água até uma galeria principal, que a direciona para um local adequado, a exemplo do mar. No entanto, esse fluxo pode ser diretamente afetado pelo descarte irregular de lixo.

Apenas nas primeiras semanas de 2023, duas carcaças de geladeiras foram encontradas dentro de tubulações do sistema de drenagem, provocando um mau funcionamento do equipamento público. Outros materiais, como capacetes, troncos de árvores, carcaça de bicicleta e até 350 kg de sacos de areia já foram encontrados em diferentes pontos da cidade.

O coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas, explica que a ausência de um sistema de drenagem eficiente pode provocar inúmeras adversidades para a população. “Onde não existe um sistema de drenagem que funcione em sua totalidade, as ruas ficam alagadas, o trânsito é dificultado e as residências são invadidas pela água. Esse sistema tem que estar em pleno funcionamento para trazer mais tranquilidade para a população. Deixar o sistema limpo, apropriado para receber apenas a água da chuva é um caminho para essa solução”, ressalta.

Durante o ano de 2022, a Prefeitura de Maceió retirou mais de 1 milhão de quilos de entulhos do sistema de galerias espalhados pela capital, utilizando tecnologias avançadas para a desobstrução, como caminhões de hidrojato e equipamentos de vídeo inspeção, capazes de detectar problemas no sistema em locais onde os trabalhadores não conseguem ter acesso.

Para solicitar a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo número 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp (82) 98802-4834, enviando endereço completo com ponto de referência. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos de coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado, gratuitamente, em até sete dias úteis.

Ligações clandestinas de esgoto também reduzem vida útil do sistema de drenagem

Outro grande causador de danos às tubulações da rede de drenagem são as ligações clandestinas de esgoto diretamente no sistema. Essa prática causa um dano agressivo às estruturas canalizadoras, reduzindo a vida útil do sistema em até 30 anos, uma vez que provoca a destruição do pavimento das calçadas, sarjetas e caixas de captação, além da contaminação das áreas verdes, para onde as águas pluviais são direcionadas.

Gabriel Rodas explica a diferença entre os sistemas de drenagem e de rede de esgoto.

“Em Maceió, o sistema de drenagem é construído com a finalidade de captar as águas de origem natural ou que tenham a aprovação dos órgãos públicos para escoar no sistema de drenagem, sendo portanto, de responsabilidade da Prefeitura de Maceió. Já a rede de esgoto é construída para captar águas que são utilizadas dentro das edificações, que são águas sujas e precisam ser coletadas e direcionadas a um sistema de tratamento. Aqui em Maceió, essa rede é de responsabilidade das concessionárias que fazem a distribuição da água”, conclui.

Em caso de fiscalização onde seja comprovada o lançamento irregular de dejetos dentro do sistema de drenagem, a concessionária responsável pela infração é autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96 que, em seu artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”.




















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp