DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
14/03/2023 às 10h36min - Atualizada em 14/03/2023 às 10h36min

Maceió amplia rede de acolhimento e qualifica equipamentos existentes

Cras, Creas e Centros Pop ganham novas estruturas para melhor atender a quem mais precisa

O catador de recicláveis José Barbosa da Silva Neto, de 60 anos, é natural de Maribondo e nem consegue precisar o tempo que está em situação de rua em Maceió. Sem parentes próximos, de quem demonstra ter bastante mágoa, ele diz que conta com Deus e, agora, com a ajuda da Prefeitura de Maceió, para sobreviver. Assim como ele, a capital conta com 586 pessoas em situação de rua e necessitam dos equipamentos públicos de acolhimento.

Os equipamentos sob gerenciamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão passando por reformas e adequações estruturais, buscando melhor atender os usuários do Sistema Único de Assistência Social.
O senhor José Barbosa se sente acolhido e lembrado como cidadão após ter conhecido a nova estrutura do novo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro do Benedito Bentes. 

A instalação foi inaugurada em dezembro e já atende a mais de 200 usuários.
“Fiquei sabendo deste local por indicação de um amigo. Cheguei e me cadastrei. ‘Tô’ achando muito bom e sei que aqui posso contar com a ajuda de todos”, afirmou o senhor José Barbosa. A capital alagoana conta, atualmente, com 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que atendem as mais diferentes demandas da população mais vulnerável. 

Dentre esses equipamentos, o mais novo, localizado no bairro do Riacho Doce, foi recebido pelos cidadãos maceioenses após 17 anos de espera. O Cras Região Norte é um garantidor de direitos, como frisa o secretário de Assistência Social, Claydson Moura. 
“Há 17 anos, Brasília já havia detectado que a Região Norte precisava de um Cras, mas nenhuma gestão tinha feito isso e o prefeito JHC com o cuidado com as pessoas, determinou que a gente fizesse. O Cras é o posto de saúde da assistência social. É aqui onde a pessoa vem buscar apoio. Na Assistência Social, não fazemos favor a ninguém, a gente garante direitos e este é um equipamento para isso”, destacou Claydson Moura. 

Durante os primeiros meses de funcionamento, o Cras Região Norte já atendeu a mais de 1.500 famílias dos bairros de Garça Torta, Riacho Doce, Saúde, Ipioca e região. Além dele, os Cras Cacilda Sampaio, no Vergel; Cras Bela Vista, no Sítio São Jorge; Cras Pitanguinha; e o Cras Santos Dumont também passaram por reformas e estão aptos para receber os usuários. 

Ao reinaugurar o Cras Bela Vista, o prefeito JHC ressaltou a importância do equipamento que atende a mais de 3 mil famílias. 
“Esse equipamento é mais uma fábrica de cidadania de portas abertas que vai contemplar, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis. O Cras é fundamental para garantir as políticas públicas do nosso país,” afirmou o prefeito. 

Centro Pop/Benedito Bentes - O Centro Pop o qual José Barbosa passou a frequentar, no Benedito Bentes, conta com equipes de assistentes sociais, psicólogos, de saúde, educadores sociais e administrativos. O usuário tem encaminhamento para serviços diversos de saúde, odontologia, auxílio-viagem, auxílio-moradia, auxílio para retirada de documentos, indicação para empregos, cursos profissionalizantes e participação em rodas de conversas e atividades lúdicas. 

Também recentemente reformado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço conta com uma nova estrutura e novos equipamentos para atender com mais qualidade os maceioenses em situação de vulnerabilidade social. 

O atendimento é dirigido a pessoas em situação de violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras.

A Prefeitura de Maceió continua com as reformas e adequações nos equipamentos da Semas, os próximos serão os Cras Sônia Sampaio, no Jacintinho; Cras Dom Adelmo, no Vergel; Terezinha Normande, no Jacintinho; e o Cras Bebedouro.






Secom Maceió
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp