O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, e o superintendente de Recursos Hídricos, Jorge Briseno, receberam o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, e o vice-presidente Corporativo, Paulo Roberto Esequiel de Mendonça, na quarta-feira (1º), para tratar da continuidade da parceria nas operações e manutenção do Canal do Sertão, maior e mais moderna obra de infraestrutura hídrica do Estado.
Gino César reafirmou a importância do zelo com o Canal do Sertão, infraestrutura que serve aos pequenos e grandes agricultores e às empresas, atraindo investimentos e gerando empregos. O secretário ressaltou que o canal, já fornece o uso da água a cerca de mil agricultores, ajudando-os a produzir e sobreviver nas duras condições do Semiárido alagoano.
Na reunião foi colocada a necessidade de mais um operador de bomba, e o presidente da Casal, Luiz Neto, garantiu a disponibilização de um profissional do quadro da Companhia para atender a essa demanda. A obra do Canal Adutor do Sertão Alagoano está dividida em cinco trechos, dos quais, quatro já foram concluídos e entregues. O quinto trecho vai do Km 123,4 ao Km 150, e atenderá milhares de pessoas nos municípios de Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, São José da Tapera e Monteirópolis.
Gino César pontuou as melhorias que a Semarh vem desenvolvendo no Canal, garantindo o bom funcionamento das comportas, do acesso, das bombas; e ressaltou que a parceria com a Casal irá beneficiar ainda mais pessoas: “É importante compreendermos que o Canal do Sertão é mais um instrumento para levar água ao povo alagoano, um compromisso da gestão do governador Paulo Dantas. Semarh e Casal são ferramentas importantes para garantir a segurança hídrica no Sertão”, afirmou o secretário.
A pedido do governador Paulo Dantas foi criada uma comissão composta pelo Gabinete Civil, secretarias de Governança, do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, de Infraestrutura e Casal, para alinhamento de dados e ações, uma vez que a obra do Canal do Sertão tem prioridade para sua conclusão, inclusive com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando concluído, o Canal do Sertão terá cerca de 205 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca, beneficiando 42 municípios e mais de um milhão de pessoas.
alagoas.al.gov.br