Na terceira semana de execução, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, da Prefeitura de Maceió, foi apresentado pelo prefeito JHC ao superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, nessa segunda-feira (13). Durante o encontro que contou com a participação de coordenadores do programa representando as 13 secretarias envolvidas, o prefeito destacou que o Brota na Grota é uma iniciativa de pacto social para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses.
“Com o Brota na Grota, a Prefeitura de Maceió vai deixar um legado e uma ação estruturada e em condições de continuidade, para melhorar a vida da nossa gente por meio de pacto social fundamental para o desenvolvimento dos maceioenses. Ao apresentarmos as ações do programa ao superintendente Vinicius Lages, demonstramos que o Poder Público e as entidades estão atuando de forma integrada pelo bem-estar social”, contextualiza o prefeito JHC.
Para o superintendente do Sebrae Alagoas, o desafio da prefeitura em executar um projeto desta magnitude é enorme, mas é possível com bom planejamento, ações multidisciplinares e com a força do poder público. Ele fez questão de elogiar JHC pela iniciativa, que, como opina, vai além de escadarias e iluminação.
“Vejo que o que se propõe é transformar comunidades até então invisíveis ao poder público em espaços dignos. Não se pode apenas pensar em infraestrutura, mas devemos falar em economia criativa e competitiva. As grotas são espaços que surgiram por causa da ausência do Estado, por isso é fundamental entender estes territórios, entrando neles com carinho, empatia e respeito, tirando o atraso de décadas de abandono”, avaliou Vinicius Lages.
Desde que foi lançado, o Brota na Grota já atendeu 8 mil pessoas de 16 grotas de Maceió. Os números, apesar de expressivos, ainda não representam a meta do programa, que é alcançar 100 grotas da capital, levando diversos serviços da gestão para estas localidades.
secommaceio