DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
06/06/2019 às 09h50min - Atualizada em 06/06/2019 às 09h50min

VÍDEO: Maceió e região metropolitana amanhecem cobertas por camada de neblina

Segundo meteorologista, fenômeno é típico desta época do ano e é formado pela condensação

- Fonte: Gazetaweb
Maceió e região metropolitana amanhecem cobertas por camada de neblina FOTO: JONATHAS MARESIA
 

Maceió e alguns municípios localizados na Região Metropolitana amanheceram cobertos por uma camada de neblina nesta quinta-feira (06). O fenômeno despertou a atenção por ser pouco frequente nestas regiões, mas a meteorologia garante que se trata de um caso típico desta época do ano.

De acordo com o meteorologista Humberto Barbosa, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as condições do tempo na noite anterior foram propícias para a formação climática do começo desta manhã.

"Maceió e as cidades vizinhas tiveram céu claro, pouco vento e sem chuvas. Com isso, a superfície ficou mais fria e o ar mais quente, favorecendo o processo chamado de condensação", explicou o especialista, durante entrevista à rádio 98 FM.

Maceió e região metropolitana amanhecem cobertas por camada de neblina        FOTO: JONATHAS MARESIA


























Para ser mais didático, Humberto Barbosa comparou o fenômeno ao que acontece com um fato típico do dia a dia. A condensação é o mesmo que retirar um refrigerante gelado do refrigerador e deixá-lo por um tempo fora. Como o conteúdo está frio e o ar mais quente, a tendência é a formação de pequenas bolhas de água (a chamada condensação). 

 


FOTO: CORTESIA À GAZETAWEB


Na natureza, segundo ele explica, isto seria o orvalho, que vai abrir espaço para formação da neblina ou nevoeiro. Os dois fenômenos são parecidos, mas têm explicações diferentes. Para entendê-los, será preciso analisar o raio de visão horizontal da camada formada no ar. São os nevoeiros, inclusive, os responsáveis por suspender o funcionamento de aeroportos.


FOTO: CORTESIA À GAZEtaweb

Em Maceió, segundo o meteorologista, não há registro de cancelamento ou adiamento de voos devido ao processo climático percebido nesta manhã de quinta-feira. "O aeroporto dispõe de instrumentos adequados para garantir o bom funcionamento em caso de neblina ou nevoeiros. Aqui, a tendência é o tempo melhorar ao longo da manhã e o fenômeno se dissipar com o aumento da temperatura".


Maceió e região metropolitana amanhecem coberta por neblina


Grande Maceió amanhece coberta por camada de neblina nesta quinta
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp