DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
30/01/2023 às 09h07min - Atualizada em 30/01/2023 às 09h07min

Idosos amarrados, trancados e sem tratamento: freira é indiciada por 10 mortes em MG

Quinze pessoas foram indiciadas por maus-tratos e mortes de idosos numa casa de repouso em Minas Gerais. Com o fim das investigações, o lugar acaba de ser reaberto. Para a polícia, a principal personagem dessa história é uma ex-diretora da instituição.

Após nove meses de funcionamento restrito, supervisionado pela Vigilância Sanitária, a vila Padre Libério, em Divinópolis, pode reabrir suas portas para novos moradores.
 

Várias irregularidades levaram ao início de uma investigação policial. A suspeita é de que, por trás dos muros coloridos, o local tenha servido para a prática de tortura, cárcere privado, omissão de socorro, exercício ilegal da medicina, curandeirismo, falsidade ideológica e homicídio.

Acusada por estes crimes, a mulher que administrou a instituição durante oito anos: uma freira. A irmã Adelaide Dantas, de 54 anos.
 

Uma das pessoas que denunciaram os maus-tratos é uma enfermeira que trabalhou na clínica em 2021.

“Eu percebi os maus-tratos, percebi algumas agressões, né? Em alguns idosos, por causa dos gritos de socorro, de ‘Ai, me ajuda’, na sala de banho. E isso era frequente, todos os dias”, conta a mulher que pediu para não ser identificada.
 

A testemunha, que foi demitida depois das denúncias, registrou em fotos o horror: idosos amarrados em macas, as marcas que ficavam na pele. Ferimentos sem tratamento. Baldes que, segundo ela, serviam de banheiro. O quarto com grades e cadeado. 

Os relatos das anotações - Dezenas de pessoas foram ouvidas nesse caso. Além de pegar depoimentos, os investigadores também realizaram buscas, e encontraram anotações em cadernos. São diários com relatos de plantonistas, que descrevem a rotina do que acontecia dentro do asilo. Para a polícia, material é uma prova importante da prática dos crimes cometidos por lá.
 

Em uma anotação, um plantonista escreve:

"Foi trazida para a enfermaria com dificuldade para respirar, cianótica", ou seja, com a pele azulada. "Foram feitas manobras de primeiros socorros e ela foi levada para o leito, com pressão alta e nível de oxigenação baixo, a idosa morreu horas depois."
 

Outra anotação, outro idoso com saturação de oxigênio baixa. Ele acaba morrendo na madrugada seguinte.

Para a delegada que conduziu as investigações, dez idosos morreram por causa da omissão de Adelaide Dantas. Com registro profissional de enfermeira, a freira fazia também papel de médica, de acordo com as investigações.

“Ela ministrava medicação, ela aplicava, ela suspendia medicação ao bel prazer dela, não tinha acompanhamento médico”, diz a delegada.

A enfermeira que denunciou o horror faz terapia para superar o que viu.

“Eram relatos principalmente da irmã que era uma morte linda que acontecia, que era a hora deles partir, mas morria por falta de socorro mesmo, né?”, diz.



















g1.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp