Reeleito governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) disse nesta terça-feira (1) que pretende manter programas socias e quer unir esforços com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu novo mandato, a partir de 2023. Paulo foi reeleito com 52,33% dos votos válidos.
"O fundamental é nós mantermos esses programas sociais, nós trabalharmos de maneira integrada, unindo esforços com o presidente Lula para que o Brasil volte a crescer de novo, para que a gente tenha condição de gerar emprego, de gerar renda", disse o governador em entrevista ao Bom dia Alagoas.
Paulo Dantas reforçou que vai dar continuidade às ações do ex-governador Renan Filho (MDB), de quem recebeu o cargo através de eleição indireta para comandar o Estado em maio deste ano.
Essa é a primeira vez que Paulo é eleito para de chefe do Executivo por eleição direta. O vice-governador eleito é Ronaldo Lessa, de 73 anos, engenheiro civil e, até então, vice-prefeito de Maceió.
Educação
Sobre as principais pautas de seu governo, Paulo Dantas citou a educação como uma de suas prioridades. No combate à evasão escolar, ele reforçou a criação do programa Cartão Escola 10, que paga benefício mensal aos alunos que mantêm a frequência escolar, e a ampliação das unidades com tempo integral. Além disso, a criação de vagas de empregos para o setor.
"A gente tem investido muito em educação. Nós estamos construindo 200 creches. Só essas creches vão gerar 10 mil novos empregos para quem trabalha na educação".
Segurança Pública
Sobre segurança pública, o governador disse que uma de suas primeiras ações, ainda em janeiro, será convocar os aprovados nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e que novos concursos para essas forças policiais serão feitos. Assim como deve abrir vagas para delegados da Polícia Civil e reforço na estrutura física da segurança com a criação de novos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps).
"Já entregamos 47 [Cisps] , o Renan [Filho] entregou 30 e eu entreguei já 17 Centros Integrados de Segurança Pública, que já atendem, aproximadamente, 2 milhões de alagoanos e nós estamos avançando. Vamos construir uma sede do BOPE em Maceió, nós vamos construir outros dois Centros Integrados de Segurança Pública, vamos construir a sede do Instituto de Criminalística em Arapiraca e a segurança pública continua sendo prioridade".
Duplicação da AL-101 Norte
Questionado sobre a continuidade da duplicação da AL-101 Norte, uma de suas promessas de campanha, Paulo disse que já tem recursos para que as obras sejam concluídas até a Barra de Santo Antônio.
"Nós tivemos alguns problemas com desapropriações, mas já estamos resolvendo isso e vamos tocar essa obra aceleradamente".
Relação com prefeitos
Paulo Dantas também falou sobre o apoio político que espera receber dos prefeitos alagoanos.
"Para governar, não consigo governar sozinho. Preciso governar com os prefeitos, com a sociedade civil organizada, eu preciso governar escutando todos, porque dessa maneira a gente tem muita chance de acertar. E eu vou precisar sim do prefeito de Maceió, do prefeito de Arapiraca para que a gente juntos, unindo esforços, a gente consiga promover sempre os melhores serviços para o povo de Alagoas. A melhor educação, a melhor saúde, a melhor infraestrutura".
G1.globo