Com a chegada dos festejos juninos, o Procon Maceió e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vão fiscalizar a partir desta terça-feira (4) estabelecimentos de comercialização de fogos de artifício. A ação segue até o final da semana.
A operação São João Legal tem objetivo de verificar se os comerciantes estão atentos à segurança dos consumidores, e às regras do Código de Defesa do Consumidor.
Durante a ação, também serão analisadas as condições, a validade e autorizações dos fornecedores para funcionar e comercializar esses produtos. O Procon também fará orientações educativas em escolas e nas ruas da capital, com a distribuição de material gráfico, contendo informações e dicas de segurança.
“Serão analisadas questões como a regularidade das barracas, validade e manuseios dos fogos de artifícios, incluindo a faixa etária de utilização. Além disso, faremos uma campanha educativa, divulgando material gráfico sobre os cuidados que as pessoas precisam ter ao manusear esses produtos”, disse o diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida.
Almeida reforça que se o consumidor constate preços abusivos, produtos fora da validade ou tiver alguma dúvida em relação a seus direitos, pode entrar em contato com o Procon Maceió por meio dos números 0800 082 4567 ou 98882-8326.