DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
26/09/2022 às 08h15min - Atualizada em 26/09/2022 às 08h15min

SMTT encerra Semana Nacional de Trânsito com ação educativa na Rua Aberta

Conscientização segue durante todo o ano, em todas as comunidades da capital

 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizou, neste domingo (25), uma atividade voltada às crianças na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. De forma lúdica, com circuitos educativos, os educadores do órgão abordaram normas de conduta e circulação nas vias. A atividade encerrou a programação da Semana Nacional de Trânsito, em Maceió, que acontece todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Acompanhado de sua filha Elisa Gabrielly, de seis anos, o gerente comercial Erivaldo Alves aprovou a iniciativa. “Muito bacana essa ação para passar às nossas crianças sobre como é importante a sinalização nas vias, a exemplo de faixas de pedestres, limites de calçadas e semáforos. Sou motociclista e percebo muitas irregularidades. Muita gente cortando sinal vermelho, colocando veículo em cima de faixas. Costumo dizer que é de pequeno que faz o grande, e essa ação vem pra contribuir com a formação dessas crianças”, contou.

Durante o dia, quem esteve na região da orla marítima pôde participar de um circuito que aborda situações do trânsito, a exemplo dos pedestres na via, da necessidade de respeitar os limites de velocidade e se atentar à manutenção preventiva do veículo, além de praticar a direção defensiva.

O prefeito de Maceió, JHC, compareceu à ação e falou da importância de atividades voltadas para o público infantil. “A educação no trânsito é fundamental. São princípios que devem ser passados desde a infância e, com isso, Maceió integra as crianças ao futuro. A gente tem que respeitar os pedestres, tem que acabar com uma concepção individualista, imediatista, sobretudo quando se usa seu carro individualmente. A gente consegue ganhar com o meio ambiente quando usamos o transporte coletivo, quando a aderimos a outros modais como a bicicleta”, contou.

 
Prefeito falou sobre a importância de ações voltadas às crianças maceioenses. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Prefeito falou sobre a importância de ações voltadas às crianças maceioenses. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Prefeito falou sobre a importância de ações voltadas às crianças maceioenses. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

JHC destacou, ainda, as intervenções que estão sendo realizadas na cidade para estimular os maceioenses. “De início as pessoas estranham, mas depois aprovam, porque sobra mais espaço para o pedestre, a exemplo da Faixa Verde implantada aqui na orla, que é um dispositivo de mobilidade ativa. Então, as pessoas caminham mais tranquilamente, sem o receio de terem conflito com carros ou motos. É esse ritmo que queremos dar à cidade. E que ela seja boa também para o pedestre”, finalizou o gestor.

A contadora Lisângela Rubik, se deslocou à orla com Maria Isadora, sua filha de três anos, e prestigiou o circuito educativo da SMTT.

“É uma ação que cria uma conscientização nas crianças. Elas têm que entender as diferenças entre sermos pedestres e estarmos dentro de um veículo, já que é mais confortável estarmos dentro de um veículo. Acredito que a vivência como pedestre tem que ser iniciada logo na primeira idade. Essa integração faz com que a criança, estando na rua, compreenda que é possível interagir entre veículos e pedestres, e se entender em cada contexto no momento em que se encontra. É vital que essas ações permaneçam e que as crianças possam ter mais essa conscientização no seu dia a dia”, destacou.

AÇÕES DURANTE O ANO TODO

Com o término da programação da Semana Nacional de Trânsito 2022, que desenvolveu ações educativas e de conscientização voltadas aos envolvidos no dia a dia do trânsito, as ações da SMTT seguem sendo realizadas por toda a capital.

 
Ações são voltadas a todos os públicos. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Ações são voltadas a todos os públicos. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Ações são voltadas a todos os públicos. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

“Diariamente, nós visitamos escolas, universidades e empresas. Nosso intuito é levar a reflexão para todos os maceioenses e os convidá-los a exercerem a cidadania e serem adeptos de boas práticas no trânsito. Com esse comportamento, reduziremos os índices negativos e avançaremos com a construção de vias mais seguras e humanizadas”, finalizou a assessora de Educação no Trânsito, Inês Pessoa.

O setor possui um canal disponível para articular visitas dos profissionais do órgão, palestras e atividades na sede da SMTT, pelo número (82) 9 8112-4661. As pessoas podem entrar em contato com a equipe de Educação para organizar as ações.












secommaceio

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp