Seguindo uma programação diária, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realiza a poda e supressão de árvores em diversos bairros da capital para evitar a queda de galhos, troncos e, consequentemente, acidentes físicos ou materiais com os cidadãos. Durante o período chuvoso, como nos meses de abril, maio e junho deste ano, onde há mais ocorrências, o órgão registrou um aumento de 30% em serviços realizados.
Ao total, nos três meses supracitados, a Superintendência atendeu 1.620 ocorrências entre podas, supressões e atividades emergenciais. A comparação é feita com os meses de janeiro, fevereiro e março de 2022, quando o período chuvoso ainda não havia se iniciado e foram registrados 1.156 casos.
De acordo com Karine Gabriela, o aumento é devido ao perigo dos ventos fortes e a preocupação da população com árvores próxima de suas residências.
"As chuvas trazem consigo o vento forte que é uma das causas que podem levar uma árvore a tombar. No entanto, existem outras razões, como inclinações acentuadas dos caules, lesões nas estruturas e pragas ou doenças. Sendo assim, nós intensificamos os serviços durante os últimos três meses, evitando que acidentes e prejuízos atinjam os maceioenses", disse.
Para não haver prejuízo ambiental, o órgão faz a compensação destas árvores em antigos pontos de lixo da capital, com espécies nativas ou que podem ser iguais as que foram suprimidas.
Como solicitar o serviço
O cidadão deve entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou pelo WhatsApp 98802-4834 enviando os seguintes dados:
- Nome completo do solicitante;
- Endereço completo com ponto de referência;
- Telefone;
- CPF ou CNPJ;
- Motivo da solicitação;
- Quantidade de árvores que necessitam do serviço.
Lembrando que a Sudes só realiza a poda, supressão e atendimentos emergenciais relacionados a queda de árvores em áreas públicas. Dentro de terrenos ou residências privadas, a responsabilidade do serviço é do proprietário.
secommaceio