O Dia do Líder Comunitário foi celebrado na Câmara de Vereadores de Maceió, dia (5) de março, quinta-feira, com a presença de uma centena de representantes das comunidades. Proposta pelo ex-líder comunitário e atual vice-presidente da casa de Mário Guimarães, vereador Luciano Marinho (MDB), o evento foi marcado pela entrega de certificados de reconhecimento da atuação das lideranças que diariamente estão em busca de soluções para os problemas coletivos.
Além de Luciano compareceram à sessão solene o presidente da CMM, Galba Netto (MDB), Gaby Ronalsa (União Brasil) ,Teca Nelma (PSD), Chico Filho (MDB), Silvânia Barbosa (MDB), Leonardo Dias (PL), Brivaldo Marques (MDB), Raimundo Medeiros (PTC) e o secretário de Governo Ivan Carvalho, representando o prefeito de Maceió, JHC (PSB).
"Recebemos algumas críticas, mas o trabalho que realizamos é árduo, cansativo, mas, por outro lado, prazeroso. Por tudo isso, é uma honra receber o certificado das mãos do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Marinho (MDB)", declarou o líder comunitário Robinho das Grotas, que atua no Jacintinho.
Seu pronunciamento reverberou entre as demais lideranças que também confirmaram que a luta dos líderes é, às vezes, pouco reconhecida. Conforme lembraram são eles os primeiros a serem mobilizados quando o problema surge no bairro, quase sempre sem dia e hora para acontecer.
Em sua fala, Luciano Marinho lembrou a época em que foi líder estudantil e um dos fundadores da Fegreal – Federação dos Grêmios Estudantis de Alagoas, ao lado de Teovan Omena Souza, um dos homenageados da sessão. O emdebista também fez referência a luta em defesa dos interesses da sua comunidade no Acauã que acabou levando-o a disputar um mandato eletivo na CMM.
“Minha vida na política começou ainda como estudante, na Fegreal, com o Teovan. Mas foi como liderança comunitária, lutando por minorias, pela população que não tem acesso, muitas vezes, a serviços, ou trabalhando para conseguir melhorias. Dessa forma, não me restava outra iniciativa a não ser apresentar o requerimento para que, nesse Dia do Líder Comunitário, ser o autor da homenagem que ora realizamos. Quero destacar, ainda, que meu requerimento foi aprovado por todos os 25 vereadores da Câmara”, declarou Marinho.
Representando JHC, o secretário Ivan Carvalho também falou sobre a importância dos líderes comunitários em Maceió e a passagem do dia deles. Conforme destacou, grande parte das reivindicações feitas acabam chegando ao Executivo por meio de sua pasta que auxilia no processo de resolutividade e planejamento das ações necessárias.
“A agenda do prefeito JHC o impediu de vir a esta merecida e justa homenagem a todos vocês, no Dia Nacional do Líder Comunitário. Mas enviou mensagem para que saibam que, como a gestão, infelizmente, não consegue estar em todos os locais da cidade, vocês, líderes, são os olhos da gestão, que nos trazem as demandas e necessidades da população. Parabéns a todos em nome do prefeito JHC”, disse Carvalho.
Mobilização