As novas turmas dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram iniciadas nesta quarta-feira (30). Estão participando usuários do Cadastro Único (CadÚnico) e do programa Nova Chance. As aulas acontecem na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada no bairro Poço, nos horários da manhã e da tarde.
Ao todo, 90 vagas foram ofertadas para os cursos de eletricista instalador predial baixa tensão (uma turma) no horário da tarde, mecânico de motocicletas (duas turmas), nos horários manhã e tarde, e costureiro industrial de vestuário (duas turmas), também durante a manhã e à tarde.
O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, e o secretário-adjunto da Semas, Moacir Teófilo, estiveram presentes no primeiro dia de aula.
“É mais uma parceria renovada entre o Senai e a Assistência Social de Maceió, mais um ano de vitórias e qualificação profissional com uma estrutura que só o Senai tem. Estamos muito felizes, pois isso significa mais gente no mercado de trabalho e potenciais empresários sairão daqui” , disse o secretário Carlos Jorge.
O gerente da unidade do Senai em Maceió, Welton Barbosa, destacou a continuidade da parceria entre a Semas e o Senai e a importância de continuar formando novos profissionais.
“A importância vai além da formação do aluno, que já é importante por si só. Mas ela se estende ao Município, com a possibilidade de estar capacitando pessoas em cursos que permitem que elas saiam com uma qualificação profissional e prontos para o mercado de trabalho. Isso faz com que a economia circule e eles venham a conseguir uma renda", pontuou o gerente.
A aluna, Gisely Silver, 36 anos, está participando do curso de formação de costureiro industrial. Ela disse que a formação era algo esperado há muito tempo e que estudar e ter uma profissão é o mesmo que conquistar a sua independência financeira.
“Foi uma coisa que eu sempre sonhei, de entrar no mercado de trabalho. Eu já possuo uma pequena máquina de costura que vai me auxiliar nesses primeiros passos para a independência financeira e estou realizada por iniciar esse curso, aqui no Senai", confessou a aluna.
Aluno do curso de mecânico de motocicletas, Ailton da Silva, é inscrito no CadÚnico e com isso garante a sua participação em cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Maceió. Além disso, ele é beneficiário do Programa Conta em Dia e vai tirar sua primeira habilitação de graça porque é aluno do Programa CNH Social.
“Estou em um curso que atende as demandas do mercado atual. É por este motivo que é tão importante a gente se qualificar cada vez mais para ter mais estabilidade e continuidade no mercado de trabalho. Os profissionais dessa instituição de ensino são muito capacitados”, revelou Airton.
Além dos cursos que têm duração de dois meses, a Semas está custeando a alimentação e o transporte dos alunos.
secommaceio