DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
23/03/2022 às 06h57min - Atualizada em 23/03/2022 às 06h57min

Inácio Loiola destaca passagem do Dia Mundial da Água e defende aproveitamento de aquíferos

O Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, foi tema do pronunciamento do deputado Inácio Loiola (PDT) durante a sessão plenária desta terça-feira. Durante o discurso, Loiola fez um breve relato sobre a instituição da data, estabelecida em 1992, e comemorada pela primeira vez em 1993. “De lá para cá, a cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema e alerta a humanidade para a preservação do meio ambiente e, mais precisamente, para esse líquido precioso”, lembrou o parlamentar.

Loiola destacou que, tanto as águas de superfície quanto as subterrâneas, estão se tornando cada vez mais escassas no planeta, e observou que o Nordeste brasileiro tem um potencial aquífero privilegiado. “Para a região meridional, Deus nos presenteou com um rio de superfície, o São Francisco, e para o Nordeste setentrional, com um rio subterrâneo, o aquífero Jatobá, que começa na região serrana dos municípios de Água Branca e Mata Grande e vai até o sul do Piauí, com 136 bilhões de metros cúbicos de água armazenadas”, contou. 
 

De acordo com a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, se fossem retirados 26 bilhões de metros cúbicos de água por ano desse aquífero, essa reserva não seria comprometida. “A média de chuvas de 500 a 600 milímetros/ano reabastece esse rio subterrâneo. Poderíamos levar água para 100% da população sertaneja”, afirmou Loiola, criticando o projeto de transposição de águas do São Francisco.

Voltando para Alagoas, Inácio Loiola afirmou que o Sertão é onde menos chove, porém é a região que tem mais água perene. “Por conta disso, eu sempre coloquei que o Sertão de Alagoas tem todas as potencialidades para ser a região mais desenvolvida do Nordeste”, acredita o parlamentar, pontuando que também é lá que se encontra a maior concentração de hidrelétricas do mundo. “Num raio de cerca de cinco mil quilômetros quadrados temos sete hidrelétricas”, justifica.












​Por – Comunicação/ALE.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp