O bairro Poço, importante reduto comercial e residencial de Maceió, recebeu um mutirão de serviços da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima). Entre às 19h dessa quinta-feira (10) e às 5h desta sexta-feira (11), equipes do órgão realizaram manutenções em mais de 60 luminárias.
O trabalho beneficiou, em média, 25 mil moradores, se considerado os números mais recentes do recenseamento demográfico, além das dezenas de comerciantes com estabelecimentos no bairro.
A manutenção contemplou corredores de transportes e vias paralelas. Marcela Sampaio é moradora do Poço há mais de 30 anos e disse ter ficado surpresa com a agilidade no atendimento à solicitação.
“Esse é um bairro muito movimentado e ter a iluminação em dia, com uma boa manutenção, só melhora nossas vidas. Aqui também moram muitos idosos, que têm como hábito ficar na porta ou na pracinha à noite, então esse trabalho no geral é agregador”, disse a moradora que tinha informado à Sima sobre a necessidade de reparos em alguns postes apagados.
O líder comunitário Floriano Moura, conhecido como Tampinha, contou que fez a solicitação do mutirão há menos de uma semana. “Vê nosso bairro mais iluminado é saber que ele está mais seguro. Entrei em contato com a Sima na semana passada e estou impressionado com a rapidez do processo. Nós que moramos aqui no bairro Povo só temos a agradecer ao prefeito JHC, ao superintendente João Folha e aos demais envolvidos no trabalho”, frisou.
João Folha, superintendente municipal de Iluminação Pública, falou sobre o objetivo do trabalho e do processo para realizar os mutirões.
"As equipes de fiscalização mapeiam as necessidades das comunidades e, em seguida, elaboramos a logística para agilizar os reparos e reposições. Nossos esforços são para acelerar ao máximo as manutenções, de modo que num futuro próximo as equipes atuem para atender majoritariamente as demandas espontâneas do Disque Luz", disse Folha, acrescentando que elevar a qualidade da iluminação na cidade é uma determinação do prefeito JHC.
Como solicitar reparos?
Em casos de reclamações, o cidadão deve acionar as equipes do órgão por meio do Disque Luz, plataforma que conta com profissionais capacitados para acolher as demandas no 0800 779 2000, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 99694-2431.
A Superintendência ressalta, ainda, a importância do máximo detalhamento nas solicitações encaminhadas por estes canais, com endereço completo, pontos de referência e até mesmo identificação do poste a ser reparado pelas equipes.