21/02/2022 às 09h11min - Atualizada em 21/02/2022 às 09h11min

Maceió será a primeira capital do Nordeste a participar do programa Conecta 5G da ABDI

Com o protocolo, Maceió torna-se a primeiro capital do Nordeste e a segunda do país a participar de projeto piloto para instalação da tecnologia

O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu nesta sexta-feira (18), com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet, para assinar o protocolo de intenções e viabilizar um projeto piloto para a utilização do 5G em Maceió. Com esta tecnologia, Maceió vai se tornar a primeira capital do nordeste e a segunda do Brasil a testar um piloto de infraestrutura própria de 5G.

“Maceió sai na frente mais uma vez. A ABDI tem acompanhado todo esse processo tecnológico do nosso país e chega para ajudar a Prefeitura de Maceió a construir um ecossistema que possa respaldar a utilização de 5G aqui”, comemorou o prefeito.

Com o protocolo, a ABDI vai trazer a infraestrutura necessária para fornecimento de 5G e para testar equipamentos inteligentes, tornando Maceió apta para ser um celeiro de teste de novas tecnologias. Com o projeto, serão testados, também, os modelos jurídicos e possibilidades de geração de receita acessória para município, além de acelerar o processo de chegada do 5G em áreas mais carentes da cidade, a exemplo do que explicou o secretário de Governança, Antonio Carvalho.

“Maceió se coloca à frente das outras cidades com relação a tecnologia. Além disso, se abre a possibilidade de receita acessória para o município, com a possibilidade de locação de suas antenas. Com isso, levamos tecnologia para as regiões mais vulneráveis que são de pouco interesse do privado investir e aceleramos o processo de chegada do 5G”, destaca.

O senador Rodrigo Cunha também esteve no momento da assinatura. O senador e o deputado Pedro Vilela são incentivadores da ampliação do acesso da população às novas tecnologias e garantiram recursos por meio de emendas parlamentares para a implantação de pontos de Wi-Fi em toda a cidade. Os parlamentares ainda auxiliaram no contato junto à ABDI.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet agradeceu ao prefeito pela hospitalidade e se colocou à disposição do Município.

“Obrigada prefeito, queria agradecer a sua hospitalidade. A ABDI está inteiramente à disposição de Alagoas, e em especial Maceió, trazendo inovação para os cidadãos”, disse.
 

Programa Conecta 5G – A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. A  implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Além disso, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.

O Conecta 5G oferece uma solução para a instalação dessa infraestrutura habilitadora, para permitir o processo de transformação digital de municípios e do setor produtivo.













secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp