Disponível para todas as redes de ensino, a plataforma digital Escola Web, lançada em 2016 pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), traz mais uma novidade: disponibilidade de conteúdos semanais por área de conhecimento. Esta semana, por exemplo, o espaço publicou arquivos voltados aos professores de Inglês.
A plataforma tem se mostrado uma importante ferramenta para disseminar conteúdos, inclusive aqueles destinados à preparação para as avaliações de larga escala, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pode ser acessada pelo endereço www.escolaweb.educacao.al.gov.
“Para promover ainda mais o acesso à plataforma e conhecimento do acervo pelos professores, a cada semana será disponibilizado um boletim com vários ODAS (Objetos Digitais de Aprendizagem) relacionadas a um tema. Os professores podem acessar e utilizar com os estudantes. São jogos, aplicativos, planos de aula, diversas atividades”, destaca a técnica pedagógica da Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc, Andrea Ferreira.
Andréa explica como acessar os conteúdos disponibilizados. “A plataforma é alimentada de forma colaborativa, onde qualquer pessoa pode sugerir novos objetos de aprendizagem. E o acesso é simples, com as palavras-chave é possível localizar muitos materiais sobre um tema como o Enem, disciplina ou geral. Inclusive temos uma página com informações e materiais do Escola 10, conteúdos, curso, aplicativos, jogos, temas relacionados à BNCC [Base Nacional Comum Curricular], Enem, entre outros”, explica Andrea.
Mesmo lançados semanalmente, os conteúdos ficam disponíveis por tempo indeterminado. “Este material fica disponível perenemente e continuam a ser utilizados e acrescidos com novas contribuições. Os semanais são sugestões de objetos de aprendizagem, que enviamos para as escolas como uma campanha de promoção da plataforma”, garante a pedagoga.
A plataforma - O Governo de Alagoas lançou em junho de 2016 o Programa Escola Web, que consiste em uma plataforma digital com conteúdos de aprendizagem para todas as redes de ensino do estado. Para a utilização da ferramenta digital, o Estado disponibilizou R$ 2,7 milhões em recursos próprios para a contratação de banda larga e manutenção de laboratórios de informática das instituições. Uma parceria entre a Seduc, os institutos Inspirare e Natura e a Fundação Telefônica Vivo, a ferramenta foi customizada pela própria Seduc a partir do Projeto Escola Digital e oferece um ambiente seguro de busca virtual com acesso a milhares de objetos de aprendizagem, como jogos, simuladores, além de aulas e livros digitais. A plataforma dá apoio para todas as redes de ensino de Alagoas, atendendo mais de 42 mil docentes e quase 890 mil alunos de 3.427 escolas alagoanas.