O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou um aumento de quase 31% nas infrações por uso de celular ao volante nas vias da cidade em 2021, quando comparado ao ano anterior. De acordo com o balanço, em 2020, foram 70.587 autuações. No ano seguinte, o número subiu para 92.482, o que dá 253 ocorrências a cada 24 horas.
Apesar de estar presente no dia a dia da população, na maioria das atividades, o aumento de multas por uso indevido do aparelho celular serve como alerta para a responsabilidade do motorista no trânsito.
“É preciso ter consciência dos riscos aos quais estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza Régis Otávio, diretor de Educação de Trânsito substituto.
Outra conduta que preocupa o órgão fiscalizador é o excesso de velocidade, que foi a infração de trânsito mais flagrada no DF em 2021. O levantamento aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas 1.584.122 autuações por desrespeito aos limites de velocidade da via.
“O nosso intuito maior não é multar, mas educar os condutores, e a penalidade faz parte desse processo educativo para aqueles condutores que insistem em não cumprir as normas de segurança”, explica Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF.
O balanço chama a atenção, ainda, para o aumento no número de multas por falta de uso do cinto de segurança. Além de ser item obrigatório, o equipamento evita danos de maior gravidade e protege os passageiros do veículo em casos de acidente.
Ainda que seja indispensável, o departamento emitiu 98.750 infrações por não uso do dispositivo, em 2021. Esse tipo de autuação também teve um aumento significativo desde 2020, quando foram registradas 87.772 ocorrências do caso.
tnh1.com