DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
31/12/2021 às 07h43min - Atualizada em 31/12/2021 às 07h43min

ALAGOAS REGISTRA EM 2021 A MAIOR REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS DA DÉCADA

Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dezembro garante décimo mês consecutivo de queda no número de mortes; desde o início da série histórica, em 2012, diminuição é superior a 45%

O ano de 2021 está se encerrando com um resultado muito expressivo referente à redução de homicídios no estado. O trabalho integrado realizado pelas forças de segurança garantiu que Alagoas registrasse o menor número de homicídios de toda a série histórica. O mês de dezembro também é o décimo mês consecutivo de queda no número de homicídios.

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o ano deve encerrar com uma redução de cerca de 16% em relação ao ano anterior. Se compararmos com os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) registrados em 2012 – início da série histórica contabilizada pelo NEAC, a redução deve chegar a mais de 45%.

Até o dia 29 de dezembro, Alagoas registrou 1.130 homicídios. Em 2020, o total de mortes ficou em 1.345 e, em 2012, Alagoas chegou ao alarmante resultado de 2.214 crimes contra a vida.
 

Naquele ano, o estado liderava o ranking de estados mais violentos do Brasil, mas graças ao forte trabalho de enfrentamento à violência realizado na gestão Renan Filho, o estado passou a ser o segundo estado que mais reduziu o número de mortes nos últimos anos.

Em Maceió, a redução no número de homicídios, em comparação ao ano passado, chega a 19%. Porém se compararmos com os números do ano de 2012, as mortes foram reduzidas em 59%.

Dados do NEAC mostram que até esta quarta-feira (29), a capital alagoana registrou 328 crimes. Em 2020 o número total de homicídios ficou em 405. Já em 2012, o número de homicídios ficou em 805.
 

As ações de enfrentamento da violência em Alagoas passam por investigações que conseguem desarticular organizações criminosas, combate ao tráfico de drogas e homicídios, além de operações policiais e policiamento ostensivo, que envolvem todas as instituições de Segurança Pública.

A Segurança Pública também teve uma grande transformação com os investimentos realizados pelo Governo do Estado com aquisição de equipamentos, concursos públicos, lançamentos de programas como o Força Tarefa e o Ronda no Bairro, construções de quartéis, batalhões e dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), que garantem a efetividade das ações estratégicas para combate ao crime no interior do estado.

Para o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e o Grupamento Aéreo conseguiram unir esforços para combater a violência no estado, garantindo o resultado alcançado.

"A Segurança Pública vive hoje o melhor momento da sua história. Avançamos no combate à violência em todas as frentes, mas principalmente reduzimos o número de homicídios e, com isso, salvamos milhares de vidas. Isso só foi possível graças ao empenho de cada um dos integrantes das nossas forças de segurança, que mais do que nunca trabalharam integrados e arduamente no combate à criminalidade em Alagoas", disse o secretário.







alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp