A APAE é fruto de um movimento pioneiro no Brasil que atende com excelência as pessoas com deficiência intelectual, física ou múltipla.
A História:A primeira APAE surgiu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954.
Beatrice e George Bemis, diplomatas representantes dos Estados Unidos, ao chegarem ao Brasil, naquele ano, não encontraram nenhuma entidade de acolhimento para um filho com a síndrome de Down. O fato motivou o casal a lutar por um organismo que contemplasse o atendimento às pessoas com deficiência intelectual. Aliaram-se aos diplomatas, pais, amigos e médicos das pessoas com deficiência e, com eles, nasceu a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
Para o presidente da APAE Alagoas, deputado estadual Leo Loureiro, hoje é um dia de festa para todos que promovem a inclusão social.
“O movimento apaeano se ampliou para outras capitais e aqui em Alagoas, hoje, atendemos cerca de 5 mil usuários espalhados em 7 APAES pelo estado de Alagoas. Hoje é um dia muito feliz para todos nós que lutamos diariamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, comemorou Leo Loureiro.