As vendas no Dia das Mães cresceram 5% em relação ao ano passado, no Comércio de Maceió, segundo informação da Aliança Comercial. Em nível de vendas, a data perde apenas para o Natal.
Segundo informações do presidente da entidade, Guido Júnior, apesar do aumento, a expectativa de vendas era bem maior, girando em torno de 13%. Os itens de vestuário e sapatos são os carros-chefe do Dia das Mães.
"A única data que supera o número de vendas é o Natal. Um detalhe nisso é a black friday, que é apenas um dia e não entra neste rol de datas mais significativas, pois, nas demais, comemoramos quinze dias ou até o mês todo. Neste ano, as vendas foram maiores, mas esperávamos mais um pouco para o Dia das Mães", explicou Guido.
INTENÇÃO DE COMPRA
Antes do Dia das Mães, uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio apontou que 71% dos maceioenses pretendiam presentear na data. Um discreto aumento em relação ao ano passado, quando 70,2% dos entrevistados sinalizaram intenção de compra. No ranking dos presentes, os mais procurados pelos filhos foram perfume/cosméticos e vestuário, cada um com 25% da procura, seguido por calçados, com 22%.
Acessórios e bolsas (6%), joias e bijuterias (3,9%), celular/smartphone (2,3%), dentre outros itens, também estavam na relação de compras. Questionados onde comprariam os presentes, os consumidores apontaram as lojas dos shoppings (69,9%), Centro de Maceió (15,8%), lojas de rua/bairro/galeria (6,2%), dentre outras opções.
A pesquisa do Dia das Mães foi realizada no período de 30 de abril a 3 de maio de 2019. Durante o período, as entrevistas foram realizadas em ambientes de consumo de grande circulação. A técnica utilizada foi a pesquisa quantitativa/qualitativa por amostragem.