DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
13/05/2019 às 10h27min - Atualizada em 13/05/2019 às 10h27min

Viagens semiexpressas registram 69 mil utilizações em Maceió

A linha 907 - Trapiche/ Ufal foi a mais utilizada desde que o serviço foi implantado

- Fonte: Gazetaweb
Viagens semiexpressas registram 69 mil utilizações em Maceió FOTO: MARCO ANTONIO/SECOM

Com o objetivo de dinamizar os serviços do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), implementou as viagens semiexpressas em linhas de ônibus já existentes na capital. Desde novembro do ano passado, 69 mil embarques nesta modalidade foram registrados pelo órgão nas linhas 223 - Ipioca/ Mercado, 907 - Trapiche/ Ufal e 704 - Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia).

Nos seis primeiros meses de operação, a viagem semiexpressa mais utilizada pelos usuários do transporte urbano de Maceió foi a linha 907 - Trapiche/ Ufal, com um total de 40.194 usos. Nesta viagem, os passageiros podem embarcar e desembarcar no ônibus até a Rua Professor Loureiro, no bairro da Ponta Grossa. Depois deste ponto, o embarque e desembarque somente são realizados a partir da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol. As viagens semiexpressas dessa linha acontecem às 5h50, 6h30, 9h10, 9h45, 15h54 e 16h10.

 

A segunda viagem semiexpressa mais utilizada é a da linha  704 - Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia). Desde o início de suas atividades nesta modalidade, nos horários de 6h07 e 6h17, 20.450 passageiros foram contemplados com o serviço. A população pode embarcar e desembarcar no veículo a partir do primeiro ponto localizado na Avenida Benedito Bentes até o ponto de ônibus próximo ao Makro, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. Após esta parada, os maceioenses podem embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só será permitido a partir da Praça do Centenário, no Farol.

Em terceiro lugar vem a semiexpressa da linha 223 - Ipioca/Mercado, com 8.356 utilizações. Estas viagens acontecem nos horários de 5h50 e 6h30 e fazem o seu percurso normal, embarcando os passageiros até a Praça Emílio de Carvalho, em Riacho Doce. Após esta parada, as viagens seguem direto até o Parque Shopping, localizado em Cruz das Almas, onde os usuários poderão desembarcar.

"Inicialmente, apenas seis viagens eram realizadas nessa modalidade, mas a partir do sucesso e a grande aceitação por parte da população, a SMTT ampliou a quantidade de viagens. Atualmente, 10 viagens semiexpressas são realizadas diariamente por estas três linhas", explica a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Mais semiexpressas

Após o sucesso da implantação das três primeiras viagens semiexpressas, a SMTT também contemplou os moradores do bairro do Clima Bom com esse serviço. Atualmente, com três meses de funcionamento, a linha semiexpressa 716 - Clima Bom / Ponta Verde está disponível para a população nos horários de 6h03 e 6h30.

Durante o trajeto semiexpresso da linha 716 - Clima Bom/ Ponta Verde, os passageiros podem embarcar no veículo desde o seu terminal até o ponto próximo ao Correios da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Tabuleiro do Martins. Após esta parada, a população pode embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, também no Farol.

"A SMTT está muito contente com os resultados que este serviço vem apresentando. Com esta ideia elaborada pela diretoria do SIMM, os usuários do transporte público podem ficar mais tranquilos sabendo que a sua viagem será mais rápida e confortável. Pensando nesses benefícios, o órgão continuará trabalhando para ampliar estas viagens para outras linhas no intuito de atender cada vez mais as necessidades dos passageiros", declara Antônio Moura, titular da SMTT.

Como é feito o embarque

Para usufruir deste benefício e realizar o embarque em uma linha semiexpressa, é necessário que o usuário do transporte coletivo tenha em mãos o Cartão Bem Legal de qualquer modalidade, pois o veículo só aceita o cartão e não conta com a presença de um cobrador. Para facilitar a identificação dos passageiros, os ônibus semiexpressos são sinalizados com um adesivo indicando o tipo da viagem e informando que o coletivo só aceita o pagamento da tarifa via Cartão Bem Legal.

Todas as viagens semiexpressas, que agilizam o processo de deslocamento dos usuários dos coletivos de Maceió, funcionam de segunda a sexta-feira.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp