DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
23/04/2020 às 11h15min - Atualizada em 23/04/2020 às 11h15min

Cidades do Litoral Norte começam a planejar retorno de atividades comerciais

internet

Como sempre foi o município de Maragogi, o principal motor econômico da Região Norte de Alagoas, a dar o primeiro passo. É que o prefeito Sérgio Lira, autorizou a reabertura das atividades comerciais a partir do dia 1º de maio. Para alegria de comerciantes e pequenos empresários, o decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (23), contendo quais atividades poderão reabrir e, sobretudo, com as medidas de higiene que devem ser adotadas rigorosamente por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Prefeitura publicou o decreto número 016/2020 que prorroga as medidas de prevenção ao vírus até o dia 15 do próximo mês.  Mas o decreto também informa que a partir do dia 1º de maio (feriado do Dia do Trabalho) os estabelecimentos comerciais vão poder reabrir diariamente (exceto aos domingos) das 6h às 17h. As farmácias estão autorizadas a estender o horário até o período noturno e abrir aos domingos. A novidade do decreto é que os estabelecimentos podem reabrir, porém, torna-se obrigatório o uso de máscaras para clientes e funcionários, bem como respeitar as orientações de higiene, com o uso do álcool em gel 70% e distância mínima de 1,5m entre objetos e pessoas.

Pelo decreto, podem funcionar: bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres (esses exceto no período noturno); lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada; galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos.

Outra medida importante que traz o decreto é que fica liberado a partir de 1º de maio a metade da frota do transporte interno urbano, e é obrigatório o uso de máscaras para os passageiros e manter abertas as janelas do veículo; também fica liberado os passeios de buggy nas vias internas do município, sendo proibido transitar na via estadual, a rodovia AL 101 Norte.

Os órgãos e repartições públicas, os locais privados com fluxo superior a dez pessoas de forma simultânea, deverão adotar as seguintes medidas ao público em geral: disponibilizar álcool em gel 70%, nas suas entradas e acessos de pessoas; o uso obrigatório de máscaras na área urbana do município; um distanciamento mínimo nas áreas de uso comum de 1,5 entre pessoas e objetos (cadeiras, meses, bancos, filas e etc.) e nos corredores dos bancos e lotéricos ou similares. Orienta o uso do hipoclorito de sódio (água sanitária) para higienizar superfícies como pisos, balcões, banheiros e os alimentos (frutas e verduras).

No entanto, eventos esportivos, de lazer, artísticos, culturais, acadêmicos, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração de pessoas, em locais abertos superior a 30 pessoas e dez pessoas em eventos fechados; atividades com grupos de idosos, associações, atividades de oficinas de famílias, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e as atividades noturnas de bares e restaurantes, danceterias, boates e similares, bem como centros de ginástica e estabelecimentos similares;  hostel e albergues que possuem cômodos compartilhados, permanecem proibidos.

A Prefeitura também decidiu que fica prorrogada a suspensão das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal e particular até o dia 31 de maio, ou até novas orientações. A rede municipal de ensino, de forma gradual, deverá dar início ao retorno das aulas a partir de 1º de junho.

fonte/tribunahoje.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp