DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/04/2019 às 12h53min - Atualizada em 24/04/2019 às 12h53min

'Vingadores: Ultimato' estreia ocupando 80% das salas de cinema do Brasil

FILME

https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/vingadores-ultimato-estreia-ocupando-80-das-salas-de-cinema-do-brasil-23616938

LOS ANGELES - Numa época em que cada semana parece trazer um novo filme de super-herói, “Vingadores: Ultimato” tem um trunfo indiscutível. Trata-se do clímax de uma história que começou em “Homem de Ferro” (2008) e se espraiou por 21 blockbusters. Sagas assim são comuns nos gibis de onde vêm Capitão América, Thor e Hulk, mas nunca haviam chegado ao cinema com tal magnitude — e sucesso. Até o último fim de semana, o Universo Cinemático Marvel tinha arrecadado US$ 18,6 bilhões — sete vezes o que lucrou “Avatar”, maior bilheteria de todos os tempos.

'ULTIMATO' : O Bonequinho viu e gostou: "Para vibrar, aplaudir e urrar"

VEJA TAMBÉM: 'Vingadores: Ultimato': dez curiosidades sobre a aventura

A expectativa também é medida em números. Estima-se que “Ultimato” alcance US$ 1 bilhão já na primeira semana de exibição. Uma das maiores redes de cinema dos EUA, a AMC, anunciou que vai deixar 17 endereços abertos por 72 horas ininterruptas para abrigar fãs ávidos.

No Brasil, onde o filme chega na virada desta quarta para quinta-feira, o épico de 181 minutos deve ocupar 2.700 das nossas 3.556 salas (ou 80% do total). A ingresso.com informa que antes mesmo de estrear, "Vingadores: Ultimato" já é o filme mais vendido do ano na plataforma. No país inteiro, já há 1.100 sessões esgotadas.

O filme do diretor Jon Favreau define o universo Marvel de maneira rápida e divertida. Tony Stark é apresentado e a ideia dos Vingadores sutilmente sugerida.

Do diretor Kenneth Branagh, o longa introduz Thor e seu irmão maligno, Loki. O Gavião Arqueiro, interpretado por Jeremy Renner, também aparece. Este provavelmente é o pior filme da lista, mas não há como entender a série sem conhecer a relação entre os filhos de Odin.

O filme de Joss Whedon impressiona por equilibrar seis protagonistas com perfis totalmente diferentes. Ainda conta a história do Capitão América em menos de um minuto, permitindo que se pule "Capitão América: O primeiro Vingador". Por fim, apresenta o vilão de Guerra Infinita, Thanos.

A adaptação de James Gunn nos deixa familiarizados com o núcleo cósmico do universo Marvel. Thanos continua construindo seu caminho como o vilão supremo, embora ainda seja o antagonista principal nesse filme.

Não é o melhor de Whedon, mas é importante para entender o distanciamento de Thor e Hulk do grupo. Novos integrantes, como a Feiticeira Escarlarte e o Visão, são apresentados. Mercúrio morre. Se você não assistiu "Capitão América: Soldado Invernal", ele traz uma apresentação decente do Falcão.

Este é o longa com a melhor sequência de batalha da franquia. Apresenta os novatos Homem-Aranha, Homem-Formiga e Pantera Negra, permitindo que se pule os filmes solo (apesar e serem ótimos). Também traz o rompimento das relações entre o grupo de heróis.

Um dos filmes mais engraçados do universo Marvel. É importante para compreender onde estavam Hulk e Thor durante a crise abordada por "Guerra Civil". De bônus você conhece o Doutor Estranho, dispensando a necessidade de assistir ao filme solo protagonizado por Bennedict Cumberbatch.

Um dos filmes favoritos dos fãs do Universo Cinematográfico Marvel, "Guerra Infinita" retrata o dramático episódio em que o vilão Thanos dizima grande parte da população.

 

Com o atrativo de ser um filme de super-heróis, no plural, a franquia dos Vingadores é o carro-chefe do Marvel Studios, controlado pela Disney, que há uma década domina as grandes telas. Para os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, que além de “Vingadores: Ultimato”, assinam juntos outros seis filmes da Marvel, os efeitos especiais são importantes, mas o que garante os resultados são os homens e mulheres superpoderosos.

— O que leva as pessoas para o cinema hoje geralmente são filmes com CGI (imagens geradas por computadores, na sigla em inglês) , que não seriam tão bons de assistir no celular. Isso é um ponto. Mas com a Marvel, vale a pena investir no ingresso — afirma McFeely. — Esses não são rostos que você nunca viu. As pessoas vão ver o fim de uma história que elas seguiram por dez anos e, se isso está salvando o cinema, ótimo. No fim, é tudo uma boa forma de contar histórias.

McFeely é complementado pelo parceiro Markus:

— Com relação ao predomínio dos heróis nas bilheterias, não acho que tiramos nada do mercado. Mantemos ele aberto.

Para ele, a saga dos Vingadores “não é uma coleção de greatest hits ”, e sim uma experiência que vai além da zona de conforto esperada pelo público. Um exemplo disso seria o fim trágico do último filme, “Vingadores: Guerra Infinita”, no qual metade dos protagonistas foi dizimada pelo vilão intergalático Thanos.

— Os espectadores estão preparados para irem e experimentarem mais emoções do que a média dos filmes de super-heróis oferece — afirma Markus. — Muitas vezes, você quer apenas passar duas horas em uma sala com ar condicionado. No nosso caso, as pessoas estão envolvidas em uma espécie de tensão.

 

Com o grand finale iminente, a dúvida é como o Universo Cinemático Marvel prosseguirá. Iniciada com o macho-alfa e bilionário politicamente incorreto Tony Stark (identidade do Homem de Ferro, vivido por Robert Downey Jr.) e expandida com heróis apolíneos como Capitão América (Chris Evans) e Thor (Chris Hemsworth), a marca deve seus maiores sucessos recentes — de público e crítica — a escolhas menos óbvias.

Com décadas de quadrinhos à disposição, a Marvel acabou redescobrindo personagens que encontram ressonância com a atual agenda da representatividade, como o monarca africano Pantera Negra e a empoderada Capitã Marvel.

O próximo personagem a ser introduzido no universo é um chinês, o mestre do kung-fu Shang-Chi, cujo filme está em desenvolvimento. A médio prazo, teremos toda a galeria de X-Men, mutantes desajustados e marginalizados que, graças à aquisição da Fox pela Disney, agora podem contracenar com os Vingadores.

Intérprete da Viúva Negra, Scarlett Johansson acredita que a sua personagem evoluiu de acordo com o “zeitgeist” dos últimos anos. Para ela, a espiã russa Natasha Romanova começou posando como “uma secretária sexy com habilidades” em “Homem de Ferro 2” (2010).

— Já no seu segundo filme (o primeiro “Vingadores”, de 2012), a Viúva Negra era parte da equipe dos meninos — completou a atriz, durante a entrevista coletiva de “Ultimato” em Los Angeles. — Acho que os fãs exigiram, não só da Marvel, mas de todos os estúdios e cineastas, que apresentassem um elenco diverso, que representasse as aspirações do público. Me senti numa festa de testosterona por muito tempo, então foi muito bacana ver outras mulheres no elenco.

Para a colega Karen Gillan, que vive Nebula, filha do vilão Thanos, “não dá para entender” por que levou tanto tempo até as mulheres serem vistas como protagonistas capazes de liderar blockbusters dos quadrinhos. Ela comemora a complexidade da sua personagem, que é uma das filhas do vilão Thanos e inicia sua saga em “Guardiões da galáxia” (2014) como uma vilã, para, aos poucos, expor um outro lado.

— Acho que, talvez, vamos ver ela virando uma heroína. Nebula sofreu abuso e foi sempre a irmã menos favorita — defende Karen. — É o tipo de coisa que afeta as pessoas por toda a vida e com a qual é possível se identificar

 

AS JOIAS DO INFINITO NO UNIVERSO MARVEL
Entenda as conexões entre as seis joias do infinito e como elas foram introduzidas ao longo dos filmes
A disputa pelas joias
Objetos de interesse de vilões e heróis desde o início do universo cinematográfico da Marvel, as seis pedras cósmicas já passaram por muitas mãos. O gráfico mostra os personagens que possuíram cada uma até o vilão Thanos reuni-las em "Vingadores: Guerra Infinita"
Howard
Stark
Caveira
Vermelha
Anciã
Joia da
Alma
Odin
Joia do
Espaço
Dr. Estranho
Mar-Vell
Joia do
Tempo
Loki






Ronan
Joia da
Mente
Thanos
S.H.I.E.L.D
Joia do
Poder
Peter
Quill /
Starlord
Joia da
Realidade
Vingadores
Nova
Corps
Colecionador
Ultron
Visão
Jane Foster
Malekith
As joias e os filmes, em ordem cronológica
Embora "Homem de Ferro", de 2008, seja o primeiro filme oficial do universo Marvel,
a primeira história retratada, cronologicamente, é a da origem do Capitão América na
2ª Guerra Mundial (1939-45). "Capitã Marvel", ambientado nos anos 1990, também
antecede o filme de Tony Stark. Entre tantos personagens e histórias, um fio condutor comum é a presença das Joias do Infinito. Veja a cronologia:
LEGENDA
Joia do Espaço
Joia da Mente
Joia da Realidade
Joia do Tempo
Joia do Poder
Joia da Alma
Capitão América:
1
(2011)
O Primeiro Vingador
O cubo azul descoberto pelo Caveira Vermelha (foto) em um santuário na Noruega, em 'Capitão América: O Primeiro Vingador' (2011), vai parar nas mãos da S.H.I.E.L.D., para depois ser roubado por Lóki, em 'Os Vingadores’ (2012). No final do filme é levado a Asgard e reaparece em 'Thor: Ragnarok'
Capitã Marvel
(2019)
2
Homem de Ferro
(2008)
3
Homem de Ferro 2
(2010)
4
O Incrível Hulk
(2008)
5
Thor
(2011)
6
7
(2012)
Vingadores
A pedra do cetro de Loki (foto) foi um presente de Thanos e se tornou figura central em alguns filmes. É usada pelo deus da trapaça para controlar a mente do Gavião Arqueiro, por Tony Stark para criar Ultron e ajuda a Wanda e Pietro Maximoff a descobrirem seus poderes. Atualmente, está incorporada no androide Visão
Homem de Ferro 3
(2013)
8
9
(2013)
Thor: Mundo Sombrio
Usada pelo elfo Malekith como arma em 'Thor: O Mundo Sombrio' (2013), acaba voltando para mãos seguras ao final do filme. Para evitar que duas joias do infinito fiquem juntas, os asgardianos a deixam com o Colecionador — ideia que se mostra temerária quando o museu dele é destruído em 'Guardiões da Galáxia'
Capitão América: Soldado Invernal
(2014)
10
11
(2014)
Guardiões da Galáxia
Star-Lord (foto) encontra a joia do Poder no planeta desértico de Morag. O item acaba no centro da trama de “Guardiões da Galáxia” e, no fim, é deixado sob os cuidados da Nova Corps, no planeta Xandar. Apenas seres muitos poderosos conseguem utilizar a joia, que é capaz de destruir planetas inteiros
Guardiões da Galáxia 2
(2017)
12
Vingadores: Era de Ultron
(2015)
13
Homem Formiga
(2015)
14
Capitão América: Guerra Civil
(2016)
15
Homem-Aranha: De volta ao lar
(2017)
16
17
(2016)
Doutor Estranho
A pedra no interior do Olho de Agamotto, usada pelo Dr. Estranho (foto) para manipular o tempo é, naturalmente, a Joia do Tempo. Ela é usada por Estranho para enfrentar o mago traidor Kaecilius e depois devolvida ao seu pedestal, em Kamer-Taj
Pantera Negra
(2018)
18
Thor: Ragnarok
(2017)
19
Homem Formiga e a Vespa
(2018)
20
21
(2018)
Vingadores: Guerra Infinita
Thanos (foto) obtém de sua filha, Gamora, o paradeiro secreto da joia, até então nunca mostrado nos filmes. No desolado planeta Vormir, um exilado Caveira Vermelha revela o preço para conseguir a pedra: o sacrifício de um ente querido. Thanos, aos prantos, mata Gamora e recebe a gema
Vingadores: Ultimato
(2019)
22
Infografia: Christiano Benicio
Apuração: Christiano Benicio e Pedro Madeira do Nascimento
Fontes: The Independent, MCU Fandom e Completely Marvelkus. — Muitas vezes, você quer apenas passar duas horas em uma sala com ar condicionado. No nosso caso, as pessoas estão envolvidas em uma espécie de tensão.   Com o grand finale iminente, a dúvida é como o Universo Cinemático Marvel prosseguirá. Iniciada com o macho-alfa e bilionário politicamente incorreto Tony Stark (identidade do Homem de Ferro, vivido por Robert Downey Jr.) e expandida com heróis apolíneos como Capitão América (Chris Evans) e Thor (Chris Hemsworth), a marca deve seus maiores sucessos recentes — de público e crítica — a escolhas menos óbvias. Com décadas de quadrinhos à disposição, a Marvel acabou redescobrindo personagens que encontram ressonância com a atual agenda da representatividade, como o monarca africano Pantera Negra e a empoderada Capitã Marvel. O próximo personagem a ser introduzido no universo é um chinês, o mestre do kung-fu Shang-Chi, cujo filme está em desenvolvimento. A médio prazo, teremos toda a galeria de X-Men, mutantes desajustados e marginalizados que, graças à aquisição da Fox pela Disney, agora podem contracenar com os Vingadores. Intérprete da Viúva Negra, Scarlett Johansson acredita que a sua personagem evoluiu de acordo com o “zeitgeist” dos últimos anos. Para ela, a espiã russa Natasha Romanova começou posando como “uma secretária sexy com habilidades” em “Homem de Ferro 2” (2010). — Já no seu segundo filme (o primeiro “Vingadores”, de 2012), a Viúva Negra era parte da equipe dos meninos — completou a atriz, durante a entrevista coletiva de “Ultimato” em Los Angeles. — Acho que os fãs exigiram, não só da Marvel, mas de todos os estúdios e cineastas, que apresentassem um elenco diverso, que representasse as aspirações do público. Me senti numa festa de testosterona por muito tempo, então foi muito bacana ver outras mulheres no elenco. Para a colega Karen Gillan, que vive Nebula, filha do vilão Thanos, “não dá para entender” por que levou tanto tempo até as mulheres serem vistas como protagonistas capazes de liderar blockbusters dos quadrinhos. Ela comemora a complexidade da sua personagem, que é uma das filhas do vilão Thanos e inicia sua saga em “Guardiões da galáxia” (2014) como uma vilã, para, aos poucos, expor um outro lado. — Acho que, talvez, vamos ver ela virando uma heroína. Nebula sofreu abuso e foi sempre a irmã menos favorita — defende Karen. — É o tipo de coisa que afeta as pessoas por toda a vida e com a qual é possível se identificar
As joias do infinito no universo


marvel

 
Entenda as conexões entre as seis joias do infinito e como elas foram introduzidas ao longo dos filmes
A disputa pelas joias
Objetos de interesse de vilões e heróis desde o início do universo cinematográfico da Marvel, as seis pedras cósmicas já passaram por muitas mãos. O gráfico mostra os personagens que possuíram cada uma até o vilão Thanos reuni-las em "Vingadores: Guerra Infinita"
Howard
Stark
Caveira
Vermelha
Anciã
Joia da
Alma
Odin
Joia do
Espaço
Dr. Estranho
Mar-Vell
Joia do
Tempo
Loki
Ronan
Joia da
Mente
Thanos
S.H.I.E.L.D
Joia do
Poder
Peter
Quill /
Starlord
Joia da
Realidade
Vingadores
Nova
Corps
Colecionador
Ultron
Visão
Jane Foster
Malekith
As joias e os filmes, em ordem cronológica
Embora "Homem de Ferro", de 2008, seja o primeiro filme oficial do universo Marvel,
a primeira história retratada, cronologicamente, é a da origem do Capitão América na
2ª Guerra Mundial (1939-45). "Capitã Marvel", ambientado nos anos 1990, também
antecede o filme de Tony Stark. Entre tantos personagens e histórias, um fio condutor comum é a presença das Joias do Infinito. Veja a cronologia:
LEGENDA
Joia do Espaço
Joia da Mente
Joia da Realidade
Joia do Tempo
Joia do Poder
Joia da Alma
Capitão América:
1
(2011)
O Primeiro Vingador
O cubo azul descoberto pelo Caveira Vermelha (foto) em um santuário na Noruega, em 'Capitão América: O Primeiro Vingador' (2011), vai parar nas mãos da S.H.I.E.L.D., para depois ser roubado por Lóki, em 'Os Vingadores’ (2012). No final do filme é levado a Asgard e reaparece em 'Thor: Ragnarok'
Capitã Marvel
(2019)
2
Homem de Ferro
(2008)
3
Homem de Ferro 2
(2010)
4
O Incrível Hulk
(2008)
5
Thor
(2011)
6
7
(2012)
Vingadores
A pedra do cetro de Loki (foto) foi um presente de Thanos e se tornou figura central em alguns filmes. É usada pelo deus da trapaça para controlar a mente do Gavião Arqueiro, por Tony Stark para criar Ultron e ajuda a Wanda e Pietro Maximoff a descobrirem seus poderes. Atualmente, está incorporada no androide Visão
Homem de Ferro 3
(2013)
8
9
(2013)
Thor: Mundo Sombrio
Usada pelo elfo Malekith como arma em 'Thor: O Mundo Sombrio' (2013), acaba voltando para mãos seguras ao final do filme. Para evitar que duas joias do infinito fiquem juntas, os asgardianos a deixam com o Colecionador — ideia que se mostra temerária quando o museu dele é destruído em 'Guardiões da Galáxia'
Capitão América: Soldado Invernal
(2014)
10
11
(2014)
Guardiões da Galáxia
Star-Lord (foto) encontra a joia do Poder no planeta desértico de Morag. O item acaba no centro da trama de “Guardiões da Galáxia” e, no fim, é deixado sob os cuidados da Nova Corps, no planeta Xandar. Apenas seres muitos poderosos conseguem utilizar a joia, que é capaz de destruir planetas inteiros
Guardiões da Galáxia 2
(2017)
12
Vingadores: Era de Ultron
(2015)
13
Homem Formiga
(2015)
14
Capitão América: Guerra Civil
(2016)
15
Homem-Aranha: De volta ao lar
(2017)
16
17
(2016)
Doutor Estranho
A pedra no interior do Olho de Agamotto, usada pelo Dr. Estranho (foto) para manipular o tempo é, naturalmente, a Joia do Tempo. Ela é usada por Estranho para enfrentar o mago traidor Kaecilius e depois devolvida ao seu pedestal, em Kamer-Taj
Pantera Negra
(2018)
18
Thor: Ragnarok
(2017)
19
Homem Formiga e a Vespa
(2018)
20
21
(2018)
Vingadores: Guerra Infinita
Thanos (foto) obtém de sua filha, Gamora, o paradeiro secreto da joia, até então nunca mostrado nos filmes. No desolado planeta Vormir, um exilado Caveira Vermelha revela o preço para conseguir a pedra: o sacrifício de um ente querido. Thanos, aos prantos, mata Gamora e recebe a gema
Vingadores: Ultimato
(2019)
22
Infografia: Christiano Benicio
Apuração: Christiano Benicio e Pedro Madeira do Nascimento
Fontes: The Independent, MCU Fandom e Completely Marvel

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp