Depois de uma década de exageros, os anos 90 chegaram com uma moda minimalista e low profile. Com uma gama de estilos à disposição, as mulheres passaram a escolher suas roupas adaptando seus gostos pessoais às tendências.
E nada de estourar o cartão de crédito: bolsas, sapatos e peças assinadas por grandes designers integram os looks femininos se estiver no orçamento. Roupas e acessórios de marca são valorizados não apenas pela etiqueta, mas pelo conceito de exclusividade e bom gosto.
É nesse cenário que as grifes italianas despontam, caminhando lado a lado com as parisienses. Armani, Prada e Gucci tornam-se referências mundiais por sua moda criativa e de alta qualidade. O luxo, finalmente, torna-se democrático.
Os avanços tecnológicos também agregaram novidades à moda. Tecidos inteligentes trazem mais conforto às peças do dia a dia. Surgem novos acabamentos anti-bacterianos, resistentes aos raios UV e até termoativos para maior liberdade de escolha e movimento.
O glamour da década ficou por conta das top models, que atingiram o status de estrelas de Hollywood. Naomi Campbell, Cindy Crawford, Christy Turlington e Linda Evangelista eram ícones de estilo e atitude.
No final dos anos 90, outro padrão invadiu as passarelas: o heroin chic, com modelos pálidas, com olheiras e cara de quem acabou de sair da cama. O visual reforçou a influência grunge na moda e elegeu a inglesa Kate Moss como um dos seus maiores ícones.
O estilo girlie da atriz americana Alicia Silverstone no filme As Patricinhas de Beverly Hills foi um dos pontos altos da década. Mulheres jovens copiavam os looks de referência colegial com meias 3/4 enquanto as maduras adaptavam o visual teen, quebrando os antigos códigos de vestuário segundo cada idade.
No cinema, as atrizes Julia Roberts e Meg Ryan faziam sucesso em comédias românticas, enquanto Jennifer Aniston ditava moda com a personagem Rachel, na série Friends. A it girl Winona Ryder também marcou época com seu estilo tomboy.
O visual multicolorido das Spice Girls assim como os looks com barriga de fora e super sensuais de Gwen Stefani se transformaram em referências para mulheres daquela época.
Peças icônicas da década de 90 como a calça jeans de cintura alta no estilo “Mom”, o slip dress soltinho e a jaqueta de couro preta estão de volta como fortes tendências da moda atual. A lingerie à mostra, em blusas transparentes, também faz uma releitura do estilo daqueles anos.
No conceito athleisure, estão o conforto das calças leggings e moletons largos que fizeram sucesso nos anos 90. Acessórios como a meia-calça preta fina, chinelo slide e até mesmo a pochete também seguem repaginados nos dias atuais.