O presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP), visitou o município de Barra de São Miguel, em Alagoas, nessa quinta-feira, 24, para acompanhar os impactos causados nos locais afetados pelo óleo que vem se alastrando nas praias do nordeste há mais de dois meses.
Em conversa com ministros e parlamentares de Alagoas e Sergipe, Alcolumbre anunciou a prorrogação do pagamento do seguro-defeso para os pescadores afetados pela queda da comercialização de pescados - por causa do receio da população em consumir esse tipo de alimento. Classificou a natureza do que viu como um dos maiores desastres ambientais do País e afirmou que vai propor a edição de uma Medida Provisória para liberação imediata de recursos para que os municípios e estados do Nordeste possam contratar pessoal para a limpeza das praias atingidas por petróleo.
— Identificamos que será muito mais cômodo e produtivo se o governo federal puder, do ponto de vista legislativo, auxiliar o Nordeste, partindo do princípio que uma MP pode resolver imediatamente o custeio e manutenção das despesas (com a limpeza das praias). O parlamento brasileiro é reticente com esse instrumento chamado MP, mas é uma ferramenta eficaz de combate imediato a episódios dessa natureza, já utilizada por outros governos, declarou em entrevista coletiva.
O senador alagoano Fernando Collor de Mello (PROS) declarou que essa visita tem excelente “efeito de demonstração” e é “um exemplo a ser seguido”.
— Quem sabe o nosso presidente Jair Bolsonaro, que está viajando, siga o seu exemplo e possa também prestigiar a classe política, o Senado da República e a Câmara, com iniciativas como essa. O que Vossa Excelência vem fazendo é demonstrar a preocupação da Presidência da República com a questão que está acontecendo hoje, a preocupação do Senado da República, do Congresso Nacional, demonstrando que a classe política precisa sim ser mobilizada e prestigiada no enfrentamento de tantas quantas crises ocorrerem em nosso país.
Collor também ponderou que a crise no setor ambiental não pode ser negligenciada, pois “as pequenas negligências acarretam danos irreparáveis" e que a responsabilidade do ministro do Meio Ambiente é enorme, inclusive para desfazer essa sensação de que a posição federal chegou com atraso, de forma improvisada, lenta.
— É vital que se faça uma ação muito vigorosa para evitar que esses danos possam atingir os nossos arrecifes”, disse o senador.
Alcolumbre assumiu a Presidência da República durante viagens de autoridades. Hamilton Mourão assumiu interinamente a presidência, uma vez que Bolsonaro cumpre viagens internacionais até o dia 31 para a Ásia e Oriente Médio. Depois, Mourão, viajou para o Peru na tarde do dia 23 até esta sexta-feira, 25, para assinar acordo sobre embarcação com a Marinha peruana.