DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
08/10/2019 às 13h30min - Atualizada em 08/10/2019 às 13h30min

Reportagem de 1979 ajuda a desvendar mistério dos supostos túneis nazistas de Ibirubá

Prefeitura tem registros esparsos da instalação que provocou comoção na cidade, já que alguns acreditam se tratar de túneis construídos por nazistas

gauchazh
Tubulação foi descoberta na semana passada após escavação por equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros Corpo de Bombeiros / Divulgação

Reportagens publicadas em 1979 podem decifrar a misteriosa tubulação subterrânea encontrada na semana passada em Ibirubá, no noroeste do Estado, durante escavação à procura de supostos túneis nazistas. De acordo com a publicação, a prefeitura teria instalado na época pelo menos 3.619 tubos de concreto, cada um com um metro de comprimento, nas principais ruas e no interior do município. 

Jornal Alto Jacuí / Reprodução

Jornal Alto Jacuí / Reprodução

Reprodução do jornal Alto Jacuí, em 1979

A história remete a uma lenda urbana que há décadas intriga a população de Ibirubá. Conforme relatos dos moradores mais antigos, a cidade esconderia em seu subsolo uma rede de túneis usada como abrigo e rota de fuga para militares nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Para tentar decifrar a verdade, equipes da Secretaria de Obras e do Corpo de Bombeiros abriram na terça-feira passada (1º) um buraco na Rua Flores da Cunha, em local onde exames geológicos apontaram a existência de anomalias subterrâneas. 

A dois metros da superfície, foi encontrada uma tubulação de concreto com um metro de altura, supostamente desativada. Havia apenas uma ligação de esgoto residencial desembocando na rede, provavelmente clandestina.
 

O caso vem sendo acompanhado por GaúchaZH e foi exibido em reportagem do Fantástico, da Rede Globo, no domingo (6). Na cidade, o repórter Álvaro Pereira Júnior encontrou os recortes de jornal com aquela que pode ser a verdadeira explicação para a tubulação subterrânea.

De acordo com as matérias publicadas no jornal O Alto Jacuí em 1979, Ibirubá bateu recorde na instalação de tubos em março daquele ano. A rede alcançou 3,6 quilômetros de extensão, dividida entre a zona urbana e rural, debaixo de pontilhões. A reportagem, publicada em 9 de março de 1979, informa ainda a localização exata de cada tubo.

Pelo menos quatro teriam sido instalados na Rua Getulio Vargas, via ao lado da Rua Flores da Cunha, onde houve a escavação na semana passada. Ao percorrer parte da tubulação, na última terça-feira,  o bombeiro Bruno Santarém encontrou uma rede em formato de L e chegou a andar por cerca de quatro metros sob a rua Getúlio Vargas.

Na ocasião, o prefeito Abel Grave disse que não havia registros de qualquer tubulação na região e que a cidade não mantinha rede de tratamento de esgoto, sendo os dejetos recolhidos por meio de fossa sanitária ou sumidouro. Após a descoberta da reportagem d'O Alto Jacuí, a prefeitura diz agora que há registros de tubos subterrâneos, porém somente nas ruas Getúlio Vargas, General Osório e Sete de Setembro.  

Jornal Alto Jacuí / Reprodução

Jornal Alto Jacuí / Reprodução

Reprodução de edição de março de 1979

Outra reportagem, publicada em 30 de março de 1979 pelo mesmo jornal, relata a compra, pela prefeitura, de uma fábrica de tubos de concreto. "Dado o grande número de obras de canalizações na cidade e interior, construção de pontilhões e bueiros, (...) o Executivo, depois de acurados estudos, solicitou à Câmara Municipal e obteve aprovação para a compra de maquinário", informa o texto.

A prefeitura agora estuda preços para contratar geólogos e analisar outros locais para futuras escavações. A ideia é usar uma sonda com câmera ou até mesmo um veículo não tripulado que possa percorrer as tubulações já descobertas e averiguar sua real extensão.


A ESTRUTURA SUBTERRÂNEA DE IBIRUBÁ

Historiadores e geólogos investigam supostos túneis nazistas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp