Um levantamento do Ministério da Saúde revela que 22,34% dos motoristas em Alagoas admitem usar celular enquanto dirigem, uma infração de trânsito gravíssima que pode provocar acidentes.
Nas ruas, não é difícil flagrar os motoristas cometendo esta infração. E muita gente ainda tenta justificar. "Olhadinha rápida a gente sempre dá", disse um motorista.
E ainda há quem culpe o próprio celular.
“Só tem um jeito de não olhar, se não tiver com ele ou se ninguém ligar. É impossível", afirma este outro motorista.
A média de motoristas que admitiram a infração é maior que a nacional. Em todo o Brasil, 19,5% dos entrevistados responderam que fazem uso do celular ao volante.
Ana Buarque é especialista em educação no trânsito e diz que estes números podem até ser maiores, já que nem todo mundo admite a irregularidade.
"Isso já é uma questão de cultura. O motorista tem que se educar. Quer falar? Pare o carro, mas não no trânsito. Afasta teu carro da via, atende teu celular, faz ligação, isso é direção defensiva. O uso do celular tira a atenção", afirma a especialista.
E pra quem acha que pode usar o celular no semáforo só porque o carro está parado, fica o alerta, isso também é proibido pela legislação de trânsito.