DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
25/06/2019 às 03h35min - Atualizada em 25/06/2019 às 03h35min

Sites de prefeituras do interior de Alagoas são hackeados

Páginas iniciais foram substituídas por mensagens contra a corrupção; problema foi resolvido horas depois. Perfil nas redes sociais assumiu autoria dos ataques.

- Fonte: G1 AL
Páginas de prefeituras municipais do interior de Alagoas sofrem ataques de hackers; identificação do grupo invasor — Foto: Reprodução
 

Os sites institucionais de ao menos cinco prefeituras do interior de Alagoas foram hackeados nessa segunda-feira (24). Quem acessava essas páginas no início da tarde encontrava, ao invés de informações sobre os municípios, uma montagem com fotos de políticos e uma mensagem contra a corrupção. O problema foi resolvido pelas equipes dos Municípios algumas horas depois.
 

Os sites invadidos foram os das prefeituras de:

 

  1. Mata Grande;
  2. Craíbas;
  3. Anadia;
  4. Ouro Branco;
  5. Canapi

 

Todos os sites, com exceção do de Craíbas, estão listados como páginas oficiais das prefeituras no site da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
 

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Craíbas informou que entrou em contato com o setor de Tecnologia da Informação (TI), que tomou providências e precauções sobre o fato. O site chegou a ser retirado do ar, mas já voltou ao normal.
 

A empresa responsável pela manutenção do site de Anadia disse que o invasor forçou acesso e conseguiu alterar arquivos apenas da página inicial. O banco de dados não foi afetado. O problema foi resolvido e o site voltou a funcionar normalmente por volta das 14h30.
 

A de Canapi disse que já tinha conhecimento do ataque e que mandaria resposta por meio de nota. A reportagem não conseguiu falar com as prefeituras de Mata Grande e Ouro Branco. A reportagem acessou novamente estes sites às 14h30 e verificou que eles já funcionavam normalmente.
 

O hacker assumiu o ataque em uma postagem nas redes sociais, onde também lista outros sites que foram invadidos nas últimas horas.
 

Em todas as páginas invadidas, aparecia a mesma montagem, com imagens de políticos como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Renan Calheiros (MDB), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), além de uma mensagem em que o hacker invasor se identifica e cita outros nomes.


Abaixo da imagem, um texto critica os corruptos e o “silêncio dos bons”. O autor também diz não temer o governo e usa hashtag contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
 

Não há relatos de que esses ataques às páginas das prefeituras tenham causado algum dano aos usuários que tentavam acessá-las.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp