Os sites institucionais de ao menos cinco prefeituras do interior de Alagoas foram hackeados nessa segunda-feira (24). Quem acessava essas páginas no início da tarde encontrava, ao invés de informações sobre os municípios, uma montagem com fotos de políticos e uma mensagem contra a corrupção. O problema foi resolvido pelas equipes dos Municípios algumas horas depois.
Os sites invadidos foram os das prefeituras de:
Todos os sites, com exceção do de Craíbas, estão listados como páginas oficiais das prefeituras no site da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Craíbas informou que entrou em contato com o setor de Tecnologia da Informação (TI), que tomou providências e precauções sobre o fato. O site chegou a ser retirado do ar, mas já voltou ao normal.
A empresa responsável pela manutenção do site de Anadia disse que o invasor forçou acesso e conseguiu alterar arquivos apenas da página inicial. O banco de dados não foi afetado. O problema foi resolvido e o site voltou a funcionar normalmente por volta das 14h30.
A de Canapi disse que já tinha conhecimento do ataque e que mandaria resposta por meio de nota. A reportagem não conseguiu falar com as prefeituras de Mata Grande e Ouro Branco. A reportagem acessou novamente estes sites às 14h30 e verificou que eles já funcionavam normalmente.
O hacker assumiu o ataque em uma postagem nas redes sociais, onde também lista outros sites que foram invadidos nas últimas horas.
Em todas as páginas invadidas, aparecia a mesma montagem, com imagens de políticos como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Renan Calheiros (MDB), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), além de uma mensagem em que o hacker invasor se identifica e cita outros nomes.
Abaixo da imagem, um texto critica os corruptos e o “silêncio dos bons”. O autor também diz não temer o governo e usa hashtag contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Não há relatos de que esses ataques às páginas das prefeituras tenham causado algum dano aos usuários que tentavam acessá-las.