A vacinação do público-alvo contra o vírus da gripe foi encerrada em Maceió. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação segue apenas para a aplicação da 2ª dose em crianças de seis meses a oito anos de idade que se imunizaram pela primeira vez.
A SMS informou que a capital alcançou a meta mínima de 90% de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde, com um total de 96,78% do público prioritário.
De acordo com a Gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, há grupos que ultrapassaram os 100%. “Foram mais de 257 mil doses aplicadas e, com os índices alcançados, vamos vacinar apenas crianças que precisam da 2ª dose. Caso o Ministério de Saúde envie doses adicionais, nós voltaremos a aplicar em integrantes do público-alvo”, explicou.
A campanha nacional contra a Influenza aconteceu em todo o país de 10 de abril a 31 de maio. Após uma recomendação do Ministério da Saúde para todo país, a secretaria havia anunciado, em um primeiro momento, que a vacinação seria aberta para o público em geral a do dia 3, mas por conta do não cumprimento da meta, mudou os planos.
A vacinação continuou até quinta-feira (13) para os integrantes dos grupos prioritários. Agora, além da 2ª dose para as crianças, a imunização em domicílio aos idosos acamados, que realizaram o cadastro até o fim da campanha, também continua. No caso de acamados, ela está sendo realizada pela equipe móvel da Gerência de Imunização.
O mais recente boletim sobre influenza (gripe) em Alagoas divulgado na terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra que o número de mortes aumentou para oito e de casos confirmados subiu para 78. A oitava vítima da gripe, uma menina de 4 anos, morreu na terça-feira (11).