O governador Paulo Dantas inaugurou, dentro da programação dos 103 anos de Emancipação Politica , a Creche Cria de Tatuamunha que passa a ser a 59° a entrar em funcionamento no estado ampliando a cobertura na educação infantil alagoana.
A creche pode atender até 100 crianças de zero a seis anos de idade em tempo integral e 200 em um horário. A Creche teve investimentos na ordem de R$ 4,5 milhões, com recursos próprios do Estado.
Seguindo o modelo padrão de todas as unidades, os equipamentos contam com estrutura e profissionais especializados.
O governador Paulo Dantas foi recebido com muita festa pelas mães e toda a população da cidade. Ele destacou a importância da educação de qualidade e dos avanços do Estado de Alagoas em várias frentes.
O deputado federal Isnaldo Bulhões também participou da solenidade e entregou a comunidade, ao lado do prefeito e da secretaria de Educação Márcia Cunha, três novos ônibus que serão exclusivos para transportar as crianças da creche com total segurança. A liberação foi feita através de emendas parlamentares do deputado.
Para o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, a Creche Cria é uma conquista da população do município.
“As mães do município sabem que poderão deixar seus filhos em um ambiente adequado. Essas crianças quando saírem ao 6 anos saberão que seu processo de educação terá continuidade, porque já temos aqui escolas com regime integral”, destacou o prefeito. A Creche Cria foi um presente para a cidade que comemora 103 anos de Emancipação Política.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, mais 24 creches estão em construção, o que totalizará mais de 80 creches que serão entregues até o fim deste ano. “Temos ainda dois lotes de licitação, cada um com 60 creches, para que o governador possa assinar a construção dessas novas unidades”, adiantou a secretária.
“As Creches Cria são o alicerce para que até 2026 a gente atinja a meta do governo federal de chegar a um índice de 80% de alfabetização dentro da idade certa”, ressaltou Roseane Vasconcelos.
Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, entregar creches, em um período tão curto de tempo, mostra a determinação do Governo de Alagoas com o desenvolvimento da primeira infância.
“Estamos trabalhando em várias frentes, desde a educação até a saúde, para cumprir nossa agenda e entregar as 200 creches prometidas. Vamos juntos levar mais educação, saúde e assistência social para as crianças de Alagoas”.
Em Porto de Pedras a creche tem funcionamento previsto para após o recesso escolar em 8 de Julho de 2024. A creche foi batizada de Centro Educacional Niedja Bertolino Café Santos, em homenagem a primeira agente pedagoga do município.
ama-al