DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
08/03/2024 às 09h37min - Atualizada em 08/03/2024 às 09h37min

Adesão ao Programa Nacional de Retomada de Obras da Saúde encerra dia 15 de março

O prazo para os Municípios aderirem ao Programa Nacional de Retomada de Obras na área de Saúde termina no próximo dia 15 de março. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre o encerramento do período de 60 dias – previsto na Portaria 3.084/2024 do Ministério da Saúde (MS) – para manifestar interesse na reativação de obras por meio do InvestSUS, no item Quero Manifestar Interesse.

Instituído pela Lei 14.719/2023 e regulamentado pela portaria, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia na Saúde prevê a reavaliação, repactuação ou reativação de obras paradas e/ou inacabadas. De acordo com o MS, o objetivo do programa é concluir mais 6,3 mil obras de equipamentos de saúde paradas em todas as regiões do país, das quais, 4 mil são Unidades Básicas de Saúde (UBS). A intenção do governo é investir até R$ 3,7 bilhões, a partir da manifestação de interesse (MI) por parte dos Municípios.

Um levantamento da Confederação apontou a existência de obras paradas em mais de 2,4 mil Municípios do país, o que correspondia a R$ 42,4 bilhões até julho de 2023. A entidade lembra que a portaria é resultado do trabalho do movimento municipalista, e as obras retomadas serão atualizadas, de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC). Contudo, a CNM destaca a necessidade de avanços, inclusive de recursos para equipamentos e funcionamento dos novos serviços. Corre o risco de o Município custear a demanda sem apoio federal a longo prazo.

Após cadastrar interesse no programa, se o Município for contemplado, as obras terão de ser concluídas em 24 meses, prorrogáveis uma vez pelo mesmo período. Os gestores que desejam saber mais sobre o tema podem participar dos Seminários Técnicos da próxima terça-feira, 12 de março, com o tema Fortalecendo os Municípios: Novas Regras de Emendas Especiais, Transferências da União e Retomada de Obras da Saúde. Inscrições aqui!

Leia também: CNM destaca portaria para retomada de obras da saúde; Municípios têm 60 dias para manifestar interesse
Seminário Técnico orienta sobre as novas regras de emendas especiais; saiba como participar













ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp