DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
23/02/2024 às 11h13min - Atualizada em 23/02/2024 às 11h13min

ALAGOAS – “Secretaria de Estado do Meio Ambiente explica tornado incomum em Estrela de Alagoas causado por mudança na direção do vento”

No dia 22 de fevereiro, um fenômeno meteorológico incomum ocorreu na cidade de Estrela de Alagoas, situada na região do semiárido alagoano. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), trata-se de um tornado de pequenas proporções, classificado como “F0 na escala Fujita”, caracterizado por ventos ciclônicos com velocidades inferiores a 117km/h, causando danos limitados em algumas residências localizadas na zona rural da cidade.

A Semarh informou que o tornado foi causado por uma mudança na direção do vento, que resultou no cisalhamento do vento, criando uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera e favorecendo o aumento da velocidade do vento. Além disso, imagens de satélite revelaram um escoamento de leste com ar mais quente e úmido e outro de sul com ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo a formação do tornado.

A ocorrência desse fenômeno é considerada rara na região e tem chamado a atenção das autoridades responsáveis pelo monitoramento das condições meteorológicas. Técnicos da Semarh têm acompanhado de perto as mudanças climáticas e encaminhado avisos aos municípios para que a população esteja ciente das condições climáticas adversas.

De acordo com especialistas, tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão, materializando-se quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo. A secretaria ainda ressaltou a importância de manter o monitoramento constante das condições atmosféricas para prevenir danos e alertar a população sobre possíveis ocorrências de fenômenos naturais potencialmente perigosos.

Dessa forma, é fundamental que medidas preventivas sejam adotadas para minimizar os impactos causados por eventos climáticos extremos. O acompanhamento e a análise detalhada de fenômenos como tornados são essenciais para a segurança das comunidades afetadas e para o preparo das autoridades diante de situações adversas. A Semarh continua monitorando as condições meteorológicas e fornecendo informações precisas aos municípios, visando à segurança e bem-estar da população.

















anoticia

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp