Para beneficiar as mulheres que não desejam engravidar no momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou o Projeto de Planejamento Reprodutivo, que começou a funcionar nesta quarta-feira (21) no Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió. Desenvolvido pelo Serviço Ambulatorial de Inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU’s), a iniciativa também será disponibilizada na Clínica da Família do Jacintinho, a partir de março. Para ter acesso, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde para ser encaminhado por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg/AL).
O Ambulatório do Hospital da Mulher vem capacitando os enfermeiros desde agosto do ano passado. Para isso, foram seguidas todas as recomendações da Nota Técnica Nº 31/2023, publicada pelo Ministério da Saúde (MS), que orienta a colocação e retirada desse método contraceptivo por enfermeiros e não somente por médicos. De acordo com a supervisora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Caroline Leite, a abertura do serviço ambulatorial ginecológico terá impacto direto no atendimento de saúde da população feminina.
“É uma demanda de saúde da atualidade e que interessa diversas mulheres, de várias idades. O projeto veio para fortalecer o planejamento reprodutivo que acontece na Atenção Primária, que é o acesso à consulta, onde serão orientadas sobre os métodos contraceptivos. Iremos apresentar o método para que a mulher avalie qual o melhor para ela e, assim, planeje suas gestações ou caso ela não queira gestar, possua essa possibilidade de utilizar um método contraceptivo”, esclareceu. A supervisora destaca que o projeto além de fortalecer o processo do planejamento reprodutivo visa reforçar a inserção do DIU em Alagoas. “Estamos realizando nos municípios capacitação de enfermeiros para a inserção do método contraceptivo. É uma resolução recente que possibilita a habilitação do profissional e estamos viabilizando esse procedimento”, enfatiza.
A médica de família e comunidade, Rafaela Freitas, ressalta que a eficácia do Dispositivo Intra Uterino de cobre é muito satisfatória.
“Estou aqui no Hospital da Mulher para iniciar o projeto de planejamento reprodutivo com ênfase na inserção do DIU de cobre, que é um dispositivo colocado dentro do útero, livre de hormônios, com uma duração de dez anos, que protege contra uma gravidez indesejada”, disse.
BENEFICIADA
Dayane Hillary foi a primeira paciente a colocar o DIU no HM nesta quarta (21).
“O procedimento foi tranquilo, me esclareceram todas as dúvidas e eu estou com zero dor e desconforto. Recomendo o DIU para todas as mulheres que não querem tomar pílula”, relatou.
A inserção do Dispositivo Intrauterino é considerada um procedimento de grande eficácia na prevenção da gravidez. Ele é um método seguro e eficaz, que não interfere na saúde da mulher. Além disso, o DIU é uma alternativa reversível, caso a mulher opte por engravidar em outro momento.
Antes da colocação, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente, realiza exames que verificam as condições clínicas e físicas, depois realiza a inserção, que normalmente dura cerca de 20 minutos – não sendo necessária a internação posteriormente.
alagoas.al.gov.br