A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) divulgou edital, nessa terça-feira (2), para o primeiro curso de doutorado em Fonoaudiologia ofertado no estado. O Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon) é resultado da associação entre a Uncisal, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os interessados em participar da seleção devem se inscrever no período de 2 a 9 de fevereiro, por meio do endereço eletrônico https://ppgfon.uncisal.edu.br/.
No total, são disponibilizadas 30 vagas, sendo seis delas ofertadas pela Uncisal. De acordo com o edital, das seis vagas ofertadas pela Uncisal, quatro serão destinadas à ampla concorrência; uma vaga será destinada para servidores e docentes pertencentes ao quadro efetivo da instituição; e uma vaga será destinada a candidatos que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas, pessoa com deficiência ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais. Poderão candidatar-se portadores de diploma de graduação e mestrado em Fonoaudiologia ou áreas correlatas, conferido por cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação ou reconhecidos pelos órgãos competentes, quando fornecidos por instituições de outros países.
O Curso de Doutorado deverá ser integralizado no prazo máximo de 48 meses. LINHA DE PESQUISA - A Uncisal disponibiliza vagas na linha de pesquisa “Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem”. Essa linha estuda o desenvolvimento típico e atípico da audição e linguagem e suas inter-relações ao longo da vida, em diferentes contextos socioculturais, educacionais e grupos populacionais; estuda o processo de reabilitação, por meio da investigação de métodos, técnicas e recursos tecnológicos aplicados à identificação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da audição e linguagem.
Conquista histórica
O Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon) é considerado um marco na história da Uncisal. Esse é o primeiro programa de pós-graduação em nível de doutorado próprio da instituição e o único curso de doutorado na área de Fonoaudiologia ofertado em Alagoas.
“A Uncisal tem investido fortemente, ao longo dos últimos anos, na estruturação de seus programas de pós-graduação. Até 2018, nós contávamos com apenas um programa próprio de mestrado. Atualmente, contamos com quatro cursos de mestrado e um de doutorado, o que é bastante significativo para a nossa instituição”, destaca Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal.
Para o coordenador do PPGFon em Alagoas, professor Pedro de Lemos Menezes, os resultados obtidos pela instituição não seriam possíveis sem o empenho coletivo. “Essa é uma conquista de todos os que fazem pesquisa na universidade. Sem dúvidas, é o resultado de anos de trabalho e de uma produção relevante não só para o estado, mas para todo o país”, observa o professor.
alagoas.al.gov.br