DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
21/12/2023 às 12h14min - Atualizada em 21/12/2023 às 12h14min

Festas de final de ano: Hemoal está com estoque crítico de sangue com tipagem negativa

Hemocentro apela por doações para atender pacientes no Natal e Réveillon; unidade de Maceió dispõe de apenas duas bolsas de sangue B Negativo e cinco de O Negativo

 

Às vésperas dos festejos de Natal e Réveillon, o estoque de sangue das tipagens sanguíneas negativas está crítico no Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Diante deste cenário, o Núcleo de Captação de Doadores apela à sensibilidade dos alagoanos para que se candidatem à doação voluntária nas unidades da capital e do interior.

Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (19), das 373 bolsas de sangue disponíveis no Hemoal Maceió, a tipagem AB Negativa está zerada, a B Negativa possui apenas duas bolsas e a O Negativa conta com apenas cinco. O quantitativo é insuficiente para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades no feriadão natalino e na passagem para o ano novo, que ocorrem nos dois próximos fins de semana.

De acordo com a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, apenas o gesto voluntário da doação de sangue pode reverter este quadro crítico, uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente se não se vende em farmácias, conforme é frisado repetidamente.

“Periodicamente, conforme divulgamos na imprensa, em nosso site e nas redes sociais, realizamos ações de conscientização e coletas externas, mas, infelizmente, voltamos a registrar estoque crítico das tipagens negativas. Por isso, voltamos a apelar à solidariedade típica desta época do ano”, ressalta a gestora do hemocentro alagoano.

Postos de Coleta

Os postos de coleta fixos do Hemoal para doação de sangue estão situados na capital e no interior do Estado. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

Já no interior, as doações de sangue podem ser realizadas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, situado ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Critérios

Portaria do Ministério da Saúde (MS) determina que, para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e estar portando um documento de identificação com foto. O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade.

“Ressaltamos que os candidatos à doação de sangue com gripe e Covi-19 não podem doar sangue e, caso tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano. Salientamos que é necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue e, o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue”, orienta a médica Verônica Guedes.


















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp