DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
29/11/2023 às 11h41min - Atualizada em 29/11/2023 às 11h41min

ALAGOAS – “Aumento de casos de HIV/AIDS é registrado no Hospital Helvio Auto durante o Dezembro Vermelho”

Dezembro Vermelho: Hospital Helvio Auto registra aumento de novos casos de HIV/AIDS

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), divulgou um aumento de 15% nos casos de HIV/AIDS em adultos e crianças em relação ao ano passado. A divulgação alerta para a necessidade de manter a prevenção e faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 326 novos casos de HIV/AIDS somente no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, dentre eles, 323 adultos e 3 crianças. Dos 326 casos recém-descobertos, 223 são do gênero masculino e 103 do gênero feminino. Em 2023, como de costume, o número de casos entre os homens foi predominante, correspondendo a mais que o dobro do número de casos entre as mulheres.

No ano passado, em 2022, durante o ano completo (de janeiro a dezembro), foram 283 novos casos, 281 adultos e duas crianças. Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação. Além do tratamento ambulatorial ou internação, o Hospital Helvio Auto realiza dois métodos que podem impedir a infecção pelo vírus HIV: a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para quem teve contato direto com o vírus ou passou por alguma situação de risco e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), tendo indicação para pessoas que tenham maior risco de entrar em contato com o vírus da AIDS.

A equipe do Hospital Helvio Auto montará um stand para distribuir laços vermelhos da solidariedade e preservativos (masculinos e femininos) a usuários e servidores, além de prestação de informações, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre uso correto do preservativo e demais maneiras de evitar o contágio.

Segundo a coordenadora do ambulatório de doenças infectocontagiosas do HEHA, Lygia Antas, alguns motivos podem estar relacionados ao número crescente de casos ano após ano.

“Podemos estar tendo uma demanda reprimida ainda do período da pandemia, mas o que mais constatamos quando fazemos nossa consulta de admissão, é que as pessoas não estão se protegendo, talvez pelo tratamento ser mais exitoso atualmente, as pessoas perderam o medo. Nós vemos também que a falta de campanhas educativas efetivas para a nova geração que está iniciando a vida sexual, também pode contribuir neste desleixo em relação ao uso do preservativo”, explicou Lygia Antas.

Atualmente, 3.211 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, trata-se do maior ambulatório em doenças infectocontagiosas do estado em número de pacientes atendidos.



















anoticia


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp